ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO OS DESAFIOS QUE INSURGEM NO PROCESSO DE DELINEAMENTO DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. PARA SUBSIDIAR AS ANÁLISES, BUSCAMOS FUNDAMENTAR ESTA PESQUISA EM TEÓRICOS COMO ANDRÉ (2014), LUDKE (2014), DEMO (2006), GATI (2001, 2010), FREIRE (1996), DENTRE OUTROS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, NA QUAL UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, APLICADAS A 04 (QUATRO) DOCENTES ATUANTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS -MA. PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS DEFINEM A PESQUISA COMO ELEMENTO IMPORTANTE E NECESSÁRIO PARA A AÇÃO E REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL, NO ENTANTO, OS DESAFIOS CONSISTEM EM INTEGRAR A PESQUISA NO ÂMBITO DA ROTINA DE TRABALHO NA ESCOLA, POIS ASPECTOS COMO A FALTA DE TEMPO E/OU OPORTUNIDADES DIFICULTAM SUAS PARTICIPAÇÕES EM FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA ADQUIRIREM EMBASAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO QUE SUSTENTEM SUAS AÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS.