ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) COMO UM GÊNERO TEXTUAL MEDIADOR DE CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM ESPECIAL AS TIRINHAS, EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EXPLORANDO OS RECURSOS OFERECIDOS POR ESTE GÊNERO ADOTADO AO CONTEXTO ESCOLAR E TOMANDO POR COMPREENSÃO, OS DIVERSOS CENÁRIOS EM QUE ESTÃO INSERIDAS AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS DIFERENTES FORMAS DE ABORDAGENS. NOTA-SE PORTANTO, SEU POTENCIAL DE ALCANCE COMO UMA LEITURA DESTINADA ÀS MASSAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO LEITORA DE DIFERENTES PÚBLICOS, SENDO ESTE UM GÊNERO ORIGINALMENTE DE MÍDIA QUE PASSOU AO LONGO DE ANOS A ENGLOBAR AS CARACTERÍSTICAS DE FALA E CONTEXTO DE SEUS LEITORES, SE ESTENDENDO A UM FENÔMENO COMUNICATIVO. ASSIM, ESTA PESQUISA TRATA-SE DE ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE TANGARÁ/RN. NESTE SENTIDO, O ESTUDO FOI DIVIDIDO EM DUAS PARTES A PRIMEIRA, DEZ INTERVENÇÕES REALIZADAS NA TURMA ALVO DA PESQUISA UTILIZANDO O GÊNERO HQS NA MEDIAÇÃO DO CONTEÚDO DA LÍNGUA PORTUGUESA. POSTERIORMENTE, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM OS ALUNOS DA TURMA E UM QUESTIONÁRIO COM A PROFESSORA. CONCLUI-SE QUE AS HQS TÊM SIGNIFICATIVO POTENCIAL NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SALA DE AULA E SÃO PERCEBIDAS POR DISCENTES COMO MODO PRAZEROSO DE APRENDER E PELA DOCENTE, COMO UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE NOS PROCESSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, LEVANDO AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM A IMAGINAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA.