ESTE ARTIGO TEM POR ESCOPO ANALISAR A CONSTRU??O DA AGENDA POL?TICA QUE OCORRERA NA SEGURAN?A P?BLICA BRASILEIRA, EM ESPECIAL NAS DUAS ?LTIMAS D?CADAS DO S?CULO XX E IN?CIO DO S?CULO XXI, BUSCANDO DESVELAR O MOTIVO PELO QUAL A QUEST?O ?INSTRUCIONAL EM SEGURAN?A? ENTRA NA AGENDA POL?TICA DO GOVERNO, E QUAIS AS SOLU??ES QUE ?NO CALDO PRIMITIVO? CONSEGUEM SOBREVIVER E SEREM ELEITAS PARA SOLUCIONAR ESTA PROBLEM?TICA, QUE RESULTAM NAS PR?TICAS DE UMA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA QUE SE CONSOLIDARAM ATRAV?S DA CRIA??O DE UMA MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA. PARA DESVELAR TAL PROBLEM?TICA, FORA REALIZADO UM TRABALHO DE PESQUISA QUALITATIVO COM REVIS?O BIBLIOGR?FICA. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM QUE A ATUAL POL?TICA DE SEGURAN?A EST? SUBSERVIENTE AOS DITAMES DO CAPITAL, CORROBORANDO COM A PERPETUA??O DO PROJETO DE SOCIABILIDADE DA CLASSE BURGUESA PARA A CONSOLIDA??O DE SUA HEGEMONIA NAS SOCIEDADES CONTEMPOR?NEAS.