ESTE TRABALHO MOSTRA QUE A DOCÊNCIA SUPERIOR É UM PROCESSO DE EXTREMA COMPLEXIDADE QUE SE CONSTRÓI AO LONGO DA TRAJETÓRIA DOCENTE E ENVOLVE A RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES PESSOAL, PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL QUE PERMEIA O PROFESSOR. O ESTUDO ACADÊMICO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR ACERCA DOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. DESSA FORMA, O MÉTODO ESCOLHIDO FOI O DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES AUTORES: ALARCÃO (1998), BOLZAN (2004), FRANCO (2011), ISAIA (2001), LIBÂNEO (1999), MARCELO GARCIA (1999), PIMENTA E ALMEIDA (2011), SCHÖN (2000), VEIGA (2006), ZABALZA (2004) E ZABALA (2002). O TRABALHO PARTE DA CARACTERIZAÇÃO DO TERMO DOCÊNCIA COMO PRESSUPOSTO PARA COMPREENSÃO DE COMO SE DESENVOLVE OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. POR FIM, APÓS ANÁLISE CRÍTICA DOS DESAFIOS À DOCÊNCIA SUPERIOR, CONCLUI-SE QUE ESTES DECORREM DA IMENSA COMPLEXIDADE E DA MULTIPLICIDADE DE INDAGAÇÕES QUE PERMEIAM ESTE CAMPO DO SABER.