DURANTE O ANO DE 2020, A CIVILIZAÇÃO FOI ACOMETIDA PELA PANDEMIA DE COVID-19, ALTERANDO AS RELAÇÕES PESSOAIS TAL COMO AS CONHECEMOS. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) FORAM ADOTADAS ABRUPTAMENTE PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA ENFERMIDADE, A QUAL DEMANDA A IMPOSIÇÃO DE REGRAS DE ISOLAMENTO SOCIAL PARA COIBIR A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS POR CONTÁGIO. ASSIM SENDO, AS DIFERENTES INSTITUIÇÕES SOCIAIS E SUAS EXPRESSÕES CULTURAIS FORAM PROFUNDAMENTE AFETADAS NO CONTEXTO PANDÊMICO, NÃO SENDO DIFERENCIADO, MAS POTENCIALMENTE INCREMENTADOS, OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA SEARA EDUCACIONAL PROTAGONIZADAS PELOS AMBIENTES FORMAIS DE ENSINO. COM BASE NESSA PROBLEMÁTICA O PRESENTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR QUAIS SERIAM OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO SOBRE AS RELAÇÕES ESCOLARES E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS DE PANDEMIA. COM ESTE OBJETIVO, O TRABALHO REALIZOU UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DAS TECNOLOGIAS JÁ EMPREGADAS NO ENSINO A DISTÂNCIA. PARA TRAÇAR DADOS FOI FEITO UM ESTUDO DE CAMPO COM OS DOCENTES DA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARIA ÁUREA LEAL RODRIGUES GUERRA, NA CIDADE DE JUCÁS, INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ, QUE VISOU COMPREENDER COMO SE DAVA A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM APÓS A ADESÃO DAQUELA MODALIDADE A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DOCENTES. FOI CONSTATADO QUE O ENSINO REMOTO É DESIGNADO COMO DESGASTANTE PARA OS PROFESSORES E SUA ADAPTAÇÃO É CONSIDERADA DIFÍCIL DEVIDO À FALTA DE EXPERIENCIA COM ESTAS TECNOLOGIAS, O QUE DENOTA A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA. DESTE MODO, EXTREMA ANSIEDADE É LANÇADA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUANTO AOS RUMOS QUE OS PROCESSOS ESCOLARES TERÃO APÓS O EVENTO PANDÊMICO DE COVID-19.