A MOTIVAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, QUE PODEM SE ENVOLVER NO PROCESSO DE FORMA MAIS EFETIVA. ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA QUE TEM COMO FINALIDADE REFLETIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DISCENTES ACERCA DOS ASPECTOS DA SALA DE AULA INVERTIDA QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM EM FÍSICA GERAL I. PARA OS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA FOI REALIZADA A REVISÃO DA LITERATURA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. A COLETA DE DADOS OCORREU COM A PARTICIPAÇÃO DE 249 ESTUDANTES DO CURSO DE ABI-ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. OS ACHADOS DA PESQUISA SUGEREM QUE A SALA DE AULA INVERTIDA APRESENTA PONTOS IMPORTANTES QUE LEVAM À MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, QUE SÃO: PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES A AQUISIÇÃO DE UMA ROTINA DE ESTUDO, A MAIOR AUTONOMIA E A PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS AULAS, ALÉM DE RESPEITAR O RITMO DE APRENDIZAGEM, UTILIZAR TECNOLOGIAS, OTIMIZAR O TEMPO EM SALA DE AULA E INCENTIVAR A MAIOR INTERAÇÃO. CONCLUI-SE QUE A SALA DE AULA INVERTIDA SE CONSTITUI COMO UMA PROPOSTA INOVADORA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PROMOVENDO UM AMBIENTE MOTIVADOR PARA O ESTUDANTE.