UM POSSÍVEL CAMINHO PARA O ALUNO CONSTRUIR CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS É COM O AUXÍLIO DOS MATERIAIS CONCRETOS. NESSA DIREÇÃO, ESTE TRABALHO OBJETIVOU INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS ARGOLAS DE PAPEL NOS NÍVEIS DE PENSAMENTO GEOMÉTRICO, REFERENTE AOS CONCEITOS DOS QUADRILÁTEROS (PARALELOGRAMOS). PARA ISSO, FOI NECESSÁRIO INVESTIGAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE QUADRILÁTEROS, SOBRETUDO, OS NÍVEIS DE PENSAMENTO GEOMÉTRICO; VERIFICAR COMO OS ALUNOS VISUALIZAM AS PROPRIEDADES DOS PARALELOGRAMOS POR MEIO DAS COLAGENS E DOS RECORTES DAS ARGOLAS; E ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS ARGOLAS DE PAPEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE 6 ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE PETROLINA-PE. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS, GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS PARTICIPANTES. A PARTIR DAS INTERVENÇÕES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS ARGOLAS DE PAPEL CONTRIBUEM NA APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO A DESCOBERTA, A VISUALIZAÇÃO, PRINCIPALMENTE, O PENSAMENTO GEOMÉTRICO.