A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA TERRA VISA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO SISTEMA TERRA, SEUS COMPONENTES E FUNCIONAMENTO. O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS DA TERRA PODE CONTRIBUIR PARA O ESTUDO E A COMPREENSÃO DE LUGARES, SITUANDO SABERES NOS CONTEXTOS DE ESTUDO E VIVÊNCIA DOS APRENDIZES, POSSIBILITANDO O ENSINO CONTEXTUALIZADO. SABE-SE QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO RESULTA NO CHAMADO CONHECIMENTO PERTINENTE, QUE ESTIMULA O INTERESSE E CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES E MOTIVA A COMUNIDADE ESCOLAR. ESSE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO QUE BUSCOU ENTENDER COMO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA TERRA CONTRIBUI PARA UM ENSINO CONTEXTUALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO OPORTUNIZOU O RECONHECIMENTO DE POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES AO ENSINO CONTEXTUALIZADO, MEDIANTE A ELABORAÇÃO E O USO DE DIVERSAS ESTRATÉGIAS E RECURSOS JUNTO A PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.