A PRESENTE PESQUISA ANALISA COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ABORDAM O CONTEÚDO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS IDEIAS QUE CADA UMA OPERAÇÃO POSSUI. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO BIBLIOGRÁFICA,NA QUAL UTILIZAMOS A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS,FORAM ANALISADAS DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS QUE INTITULAMOS COMO COLEÇÃO A E B, NO QUAL PONTUAMOS OS SEGUINTES ASPECTOS: PROBLEMAS INTRODUTÓRIOS, SE FORNECIAM MAIS PROBLEMAS DO QUE EXERCÍCIOS, SE AS COLEÇÕES ABORDAVAM AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM SUAS RESPECTIVAS IDEIAS, E SE OS LIVROS POSSUIAM ALGUMA MENÇÃO A PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS.OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A COLEÇÃO A A MAIS ANTIGA NÃO FAZIA UMA BOA ARTICULAÇÃO DAS IDEIAS DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, E QUE A COLEÇÃO B MAIS RECENTE ABORDAVA DE MANEIRA SATISFATÓRIA AS IDEIAS DE CADA OPERAÇÃO, PERCEBEMOS QUE ELA SUGERIA QUE OS ALUNOS NO FINAL DAS SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES ELABORASSEM SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS, BUSCAMOS FORNECER SUGESTÕES DE COMO SE TRABALHAR COM A RESOLUÇÃO JUNTAMENTE COM A EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS.COM ISSO, CONCLUIMOS QUE ANALISAR LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS IDEIAS DAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO LIGADOS A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS, FAVORECE UM OLHAR BEM MAIS REFLEXIVO TANTO PARA O ALUNO COMO PARA PROFESSOR, LOGO PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR ESSA TEMÁTICA EM FUTURAS PESQUISAS.