O PAVIMENTO TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA INTEGRAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. DURANTE A SUA VIDA ÚTIL O ASFALTO APRESENTA UMA DETERMINADA DETERIORAÇÃO, TAL PROCESSO TAMBÉM É CHAMADO DE ENVELHECIMENTO E UMA DAS SUAS PRINCIPAIS CAUSAS É A VARIAÇÃO DA TEMPERATURA. A APLICAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS NO ASFALTO VEM SENDO UTILIZADA COMO UMA ALTERNATIVA PARA O COMBATE A ESTES PROBLEMAS, TRAZENDO UMA MAIOR DURABILIDADE A VIA. NESSE CONTEXTO, A UTILIZAÇÃO DE BORRACHA DE PNEU EM LIGANTES ASFÁLTICOS TORNA-SE VIÁVEL, POIS SE TRATA DE UM MATERIAL QUE SERIA DESCARTADO NO MEIO AMBIENTE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR AS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DO CAP 50-70 E DO CAP AB-8 MODIFICADO COM BORRACHA DE PNEUS. A REOLOGIA TEM COMO INTUITO PRINCIPAL ENCONTRAR A RELAÇÃO ENTRE DEFORMAÇÃO, TENSÃO, TEMPO DE APLICAÇÃO DA CARGA E TEMPERATURA. PARA ISTO FORAM REALIZADOS ENSAIOS DE PENETRAÇÃO, PONTO DE AMOLECIMENTO, VISCOSIDADE ROTACIONAL, RTFOT E ESPECIFICAÇÃO DO GRAU DE DESEMPENHO. AO SE REALIZAR OS ENSAIOS NECESSÁRIOS CONSTATOU-SE QUE AS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS LIGANTES FORAM SATISFATÓRIAS PARA A UTILIZAÇÃO NA PAVIMENTAÇÃO. A MODIFICAÇÃO COM BORRACHA CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA VISCOSIDADE, BEM COMO NO PONTO DE AMOLECIMENTO, REDUZINDO A SUSCEPTIBILIDADE TÉRMICA E TAMBÉM FAVORECENDO A MENOR OCORRÊNCIA DE DEFORMAÇÕES, SE MOSTRANDO COM UM LIGANTE DE MELHOR DESEMPENHO, COM MAIOR VISCOSIDADE, MENOR SUSCETIBILIDADE TÉRMICA E MAIOR PG ANTES E APÓS O ENVELHECIMENTO POR RTFOT, INDICANDO QUE O CAP AB-8 PODE RESISTIR A MAIORES TEMPERATURAS DURANTE SUA VIDA DE SERVIÇO.