ESTE ARTIGO DISCUTE A ARTICULAÇÃO ENTRE A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VIA EXPLORAÇÃO-RESOLUÇÃO-PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS, ESTA PROPOSTA PELA PROF.ª DR.ª LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC E AQUELA PROPOSTA PELO PROF. DR. SILVANIO DE ANDRADE. NO DECORRER DO ARTIGO, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DISCUTIMOS AMBAS AS PERSPECTIVAS DE TRABALHAR COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA. ANALISAMOS AS APROXIMAÇÕES ENTRE AS METODOLOGIAS APRESENTADAS. PODE-SE DIZER QUE A EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS PODE SER ACRESCIDA AO ROTEIRO PROPOSTO NOS TRABALHOS DA PROF.ª LOURDES, ONDE O DENOMINAMOS O NOVO ROTEIRO DE ONUCHIC-ANDRADE, POSSIBILITANDO QUE AOS DOCENTES MAIS FERRAMENTAS PARA SE ENSINAR CONCEITOS TRABALHADOS E POSSAM IR ALÉM DA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA PROPOSTO, ALTERANDO VARIÁVEIS DOS PROBLEMAS, GENERALIZANDO PADRÕES, ALTERANDO O REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, POSSIBILITANDO UMA CONSTRUÇÃO O CONCEITO MATEMÁTICO POR PARTE DOS ALUNOS DE UMA MANEIRA MAIS APROFUNDADA E AINDA, A DEPENDER DO PROBLEMA, TRATAR PONTOS REFERENTES À REALIDADE DO ALUNO, A ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS E OUTROS QUE TANGENCIAM A FORMAÇÃO CIDADÃ DO DISCENTE.