AS RELAÇÕES E CONECTIVOS EXISTENTES ENTRE O ATO DE FAZER PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, A PESQUISA E A PRÁTICA EDUCATIVA SE CONSTITUEM UM CAMPO VASTO DE INVESTIGAÇÃO COM INÚMERAS POSSIBILIDADES PARA REFLEXÃO, DADA SUA COMPLEXIDADE E IMPORTÂNCIA. NESSE ARTIGO, DISCUTIMOS A ORIGEM, A IMPORTÂNCIA E OS PROBLEMAS DO FAZER PESQUISA NESSA ÁREA, REFLETINDO SUA RELAÇÃO COM DOIS ASPECTOS INERENTES A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ACADÊMICO E O PROFISSIONAL. A PESQUISA DESENVOLVIDA SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA. APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM CINCO PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS CONCORDAM QUE EXISTEM PROBLEMAS SÉRIOS QUANDO SE TRATA DA RELAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A SALA DE AULA E DO DIÁLOGO ENTRE A ACADEMIA E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, SENDO NECESSÁRIO IMPLEMENTAR PROFUNDAS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, ENTRE OUTRAS AÇÕES.