A CIÊNCIA, AO LONGO DA HISTÓRIA, CAMINHOU PARALELAMENTE COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. DAS DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, O PRESENTE ESTUDO SE DEBRUÇA SOBRE AS FORMAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC), MAIS PRECISAMENTE O CINEMA. POPULARIZADO EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS, O CINEMA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE COMO LAZER NAS HORAS LIVRES. POR CONTA DE SUA INSERÇÃO SOCIAL, O CINEMA ACABA SE TORNANDO OBJETO DE CONTROLE DO CORPO POR PARTE DE ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS, COM OBJETIVO DE ESTABELECER A MANUTENÇÃO DE STATUS QUO VIGENTE. POR ISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO MAPEAR A PRODUÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDOS SOBRE AS ABORDAGENS DO CORPO NO CINEMA ARTIGOS OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTAM PARA UM INTERESSE INTERDISCIPLINAR NA TEMÁTICA E UMA DISTRIBUIÇÃO DE ESTUDOS NAS REGIÕES SUL E SUDESTE DO BRASIL. ALÉM DISSO, FOI IDENTIFICADO O CULTO AO CORPO, AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E AS PRÁTICAS CORPORAIS COMO ABORDAGENS DO CORPO NOS ESTUDOS. EM CONCLUSÃO, A IMPORTÂNCIA DO TEMA PODE SER JUSTIFICADA PELO INTERESSE INTERDISCIPLINAR DE ESTUDIOSOS E VARIEDADE DE ABORDAGENS DO CORPO PRESENTES NO CINEMA. POR ISSO, SUGERE-SE MAIS ESTUDOS SOBRE O CINEMA COMO FORMA DE DIVULGAR CIÊNCIA.