NO BRASIL OS DEFEITOS MAIS RECORRENTES NAS RODOVIAS SÃO TRINCAMENTO POR FADIGA E DEFORMAÇÃO PERMANENTE. O SURGIMENTO DE TRINCAS NO REVESTIMENTO ASFÁLTICO SÃO REFLEXO PRINCIPALMENTE DE REPETIDAS DEFORMAÇÕES PROVOCADAS PELAS SOLICITAÇÕES DO TRÁFEGO QUE REDUZEM CONSIDERAVELMENTE A VIDA DE SERVIÇO DO PAVIMENTO. TRADICIONALMENTE NO BRASIL A ANÁLISE EXPERIMENTAL DA FADIGA É REALIZADA POR MEIO DO ENSAIO DE COMPRESSÃO DIAMETRAL, QUE RECONHECIDAMENTE APRESENTA LIMITAÇÕES NO ESTADO DE TENSÕES DESENVOLVIDO. NA EUROPA E AMÉRICA DO NORTE, MÉTODOS MAIS EFICIENTES DE PREVISÃO DE FADIGA JÁ SÃO UMA REALIDADE CONSOLIDADA. ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA A DISSEMINAÇÃO DO NOVO DE FADIGA À TRAÇÃO DIRETA UNIAXIAL CÍCLICO E APROXIMAR O ESTUDO DA FADIGA DOS CONCEITOS DA TEORIA DO DANO EM MEIO CONTÍNUO VISCOELÁSTICO (S-VECD). ATRAVÉS DA CALIBRAÇÃO DO MODELO S-VECD COM O ENSAIO DE FADIGA À TRAÇÃO DIRETA UNIAXIAL CÍCLICO É POSSÍVEL PREVER O DESEMPENHO DE MISTURAS ASFÁLTICAS INDEPENDENTE DA FORMA E AMPLITUDE DO CARREGAMENTO APLICADO PARA INDUZIR O DANO. NO PROGRAMA EXPERIMENTAL FOI REALIZADA A DOSAGEM SUPERPAVE DA MISTURA ASFÁLTICA, E A CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA FOI REALIZADA ATRAVÉS DOS ENSAIOS DE TRAÇÃO INDIRETA POR COMPRESSÃO DIAMETRAL, MÓDULO DE RESILIÊNCIA E MÓDULO DINÂMICO. A AVALIAÇÃO DA FADIGA FOI REALIZADA ATRAVÉS DOS ENSAIOS DE COMPRESSÃO DIAMETRAL, LAS (LINEAR AMPLITUDE SWEEP) E FADIGA À TRAÇÃO DIRETA UNIAXIAL CÍCLICO, COM OBJETIVO DE ESTUDAR ESSE FENÔMENO PELA METODOLOGIA TRADICIONAL E NOVA. O NOVO ENSAIO FOI REALIZADO SATISFATORIAMENTE COM RUPTURA BEM DEFINIDA E OBTENÇÃO DO NÚMERO DE CICLOS QUE LEVOU A MISTURA ASFÁLTICA À RUPTURA.