OS LABORAT?RIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA??O, CI?NCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CURRAIS NOVOS EST?O EM CONSTANTE ATIVIDADE, DEVIDO ?S PESQUISAS, ATIVIDADES PR?TICAS QUE S?O REALIZADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DA INSTITUI??O. TODAS ESSAS ATIVIDADES CAUSAM A PRODU??O DE RES?DUOS QU?MICOS. A PARTIR DISSO, O TRABALHO FOI DIVIDIDO EM QUATRO ETAPAS, CADA UMA COM SUA FINALIDADE: A PRIMEIRA ETAPA PROP?S-SE A REALIZAR AN?LISES QUALITATIVAS DOS RES?DUOS QU?MICOS QUE S?O PRODUZIDOS DENTRO DO CAMPUS, A SEGUNDA ETAPA FOI IDENTIFICANDO-OS; A TERCEIRA E QUARTA ETAPA DESTINARAM-SE ? REALIZA??O DE QUESTION?RIOS COM OS PROFESSORES DA ?REA DE QU?MICA E ALIMENTOS, E JUNTAMENTE COM O QUESTION?RIO A APLICA??O DE UMA OFICINA PARA OS ALUNOS QUE FREQUENTAVAM OS LABORAT?RIOS, RESPECTIVAMENTE. O INTUITO FOI SABER O PONTO DE VISTA DELES A RESPEITO DOS RES?DUOS QU?MICOS QUE S?O PRODUZIDOS DENTRO DO CAMPUS, SUGEST?ES DE MELHORIAS, D?VIDAS, ENTRE OUTROS PONTOS A RESPEITO DO TEMA. P?DE-SE PERCEBER QUE A TEM?TICA DE RES?DUOS QU?MICOS EST? SENDO DESENVOLVIDA PAULATINAMENTE DENTRO DOS LABORAT?RIOS, ONDE EXISTE POUCO
DI?LOGO ENTRE T?CNICOS, PROFESSORES E ALUNOS, MAS QUE PODE HAVER DISCUSS?ES FUTURAS A RESPEITO DO TEMA, SENDO POSS?VEL BUSCAR MEIOS ALTERNATIVOS PARA O TRATAMENTO DE RES?DUOS QU?MICOS DENTRO DO PR?PRIO CAMPUS, MEIOS QUE AMENIZEM A PRODU??O DE RES?DUOS DURANTE AS AULAS PR?TICAS, J? QUE O MESMO TEM UMA EMPRESA PRIVADA PARA COLETAR OS RES?DUOS GERADOS NAS AULAS
EXPERIMENTAIS.