O TRABALHO AQUI DESENVOLVIDO SE DEDICA A TRATAR DA GEST?O DEMOCR?TICA E SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS. A GEST?O DEMOCR?TICA ? O PRINC?PIO BASILAR DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ESTANDO PREVISTO NA CONSTITUI??O FEDERAL E TAMB?M NA LEGISLA??O EXTRAVAGANTE, TENDO COMO FUNDAMENTO PRINCIPAL A PARTICIPA??O SOCIAL DA COMUNIDADE ESCOLAR E DA COMUNIDADE LOCAL EM QUE ESTEJA INSERIDA UMA UNIDADE ESCOLAR. EMBORA SEJA UM PRINC?PIO DO SISTEMA DE ENSINO, A GEST?O DEMOCR?TICA SOMENTE SE EFETIVA CASO O GESTOR E SUA EQUIPE BUSQUEM IMPLEMENTAR ESSE SISTEMA DE GEST?O PARTICIPATIVA. A PRINCIPAL CARACTER?STICA DESSE SISTEMA ? A DESCENTRALIZA??O DO ?PODER?, OU SEJA, TODO O PROCESSO DE TOMADA DE DECIS?ES OCORRE DE FORMA COMPARTILHADA, LEVANDO-SE EM CONSIDERA??O AS PARTICULARIDADES DA UNIDADE ESCOLAR, VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES E PERSPECTIVAS DA UNIDADE EM QUEST?O. A MAIOR DIFICULDADE NO QUE DIZ RESPEITO ? IMPLEMENTA??O DA GEST?O DEMOCR?TICA ? A FALTA DE INTERESSE DAS PESSOAS EM GERAL, EM PARTICIPAR DAS DECIS?ES DA INSTITUI??O. DO MESMO MODO, N?O ? INCOMUM QUE A PR?PRIA EQUIPE GESTORA DEIXE DE IMPLEMENTAR ESSE MODELO DE GEST?O POR CONSIDERAR QUE PESSOAS DA COMUNIDADE N?O TEM PROPRIEDADE PARA PARTICIPAR DESSE PROCESSO DE TOMADA DECIS?ES. TEM-SE AQUI O MAIOR DESAFIO DA GEST?O DEMOCR?TICA.