O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESPERTAR O APRIMORAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DO ESTUDO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO CIBERESPAÇO WHATSAPP, HAJA VISTA QUE CADA VEZ MAIS OS ALUNOS ESTÃO IMERSOS NESSE UNIVERSO DIGITAL. LOGO, TORNA-SE MAIS VIÁVEL APROXIMAR-SE DO ALUNADO TENDO COMO CAMINHOS DE ACESSO AQUILO QUE ELES TÊM APREÇO. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO EM QUE O FOCO DE INTERESSE SE VOLTOU A OBSERVAR OS AVANÇOS ALCANÇADOS REFERENTES À LEITURA E À ESCRITA EM ALUNOS DO 5º ANO, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, DO NATAL/RN, OS QUAIS DEMONSTRAVAM DIFICULDADES EM RELAÇÃO AOS ATOS DE LER E ESCREVER. PARA ALCANÇAR TAL INTENTO, FOI NECESSÁRIO RECORRER AOS APORTES TEÓRICOS DAS ÁREAS DE LEITURA, ESCRITA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, OBJETIVANDO COMPREENDER SATISFATORIAMENTE ESSAS HABILIDADES E O OBJETO ESTUDADO. NESSA TRAJETÓRIA, DESTACAM-SE OS ESTUDOS DE: SOARES (1998; 2003; 2010), FREIRE (1992; 2006) E KLEIMAN (2005). COMO PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM UTILIZADOS ENCONTROS DE SENSIBILIZAÇÃO JUNTO ÀS FAMÍLIAS DOS ALUNOS A RESPEITO DO PROJETO; QUESTIONÁRIO ABERTO SOBRE AS MÍDIAS DIGITAIS; SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO GRUPO DE WHATSAPP; OBSERVAÇÃO DIRETA E DIÁRIO DE CAMPO. NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, EM RELAÇÃO À ESCRITA, EVIDENCIOU-SE PREOCUPAÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, EM ESCREVER DE MANEIRA CORRETA, ATENDENDO À ORTOGRAFIA, REALIZANDO A REVISÃO E EDIÇÃO DOS PRÓPRIOS TEXTOS. JÁ NO ÂMBITO DA LEITURA, ALGUNS EDUCANDOS APRESENTARAM AVANÇOS NA FLUIDEZ, PROSÓDIA E ENTONAÇÃO, DANDO ÊNFASE SEMPRE AS PONTUAÇÕES.