O TEXTO ABORDA DISCUSSÕES SOBRE A INTERAÇÃO SOCIAL EM REDES NA MEDIAÇÃO DE UM SISTEMA TECNOLÓGICO SOBRE OS RECURSOS COM A INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR. NA INTERAÇÃO MÚTUA NOS PROCESSOS COMUNICACIONAL POR RELAÇÕES INTERDEPENDENTES DOS AGENTES ENVOLVIDOS. O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA RELACIONAR OS MOVIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE CONHECIMENTO CIBERESPAÇO NO ACESSO À MUSEUS VIRTUAIS E AS RELAÇÕES NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO AMBIENTE VIRTUAL. O TRABALHO ORA APRESENTADO TEM CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, UTILIZA-SE DE FONTES DE PESQUISAS DE AUTORES E SUAS ANALISES NOS PROCESSOS COMUNICACIONAL DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTOS PARA O ESTÍMULO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. NESSE SENTIDO, AS RELAÇÕES SOCIAIS EM SEUS CONJUNTOS INTERACIONAIS INDICAM A IMPORTÂNCIA BÁSICA DE SOCIALIZAÇÃO NO CONTEXTO DE MEDIAÇÃO PELO COMPUTADOR QUE APRESENTAM DIFERENÇAS NOS DEMAIS CONTEXTOS NO ÂMBITO DA INTERNET, PODENDO SER MAIS VARIADAS DEVIDO A TROCA DE MENSAGENS DE DIFERENTES TIPOS DE INFORMAÇÃO NOS MAIS VARIADOS SISTEMAS, COMO A UTILIZAÇÃO DE MECANISMOS DE INTERAÇÃO DADO EM SUAS REDES SOCIAIS COMO FONTES DE TRABALHO, INTERAÇÕES ACADÊMICAS E PESSOAIS ENTRE AGENTES NO MESMO CICLO OU A DIVERSIFICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA COMUNICAÇÃO ENTRE GRUPOS E INDIVÍDUOS NA UNIDADE DO SISTEMA EM SUA COMPOSIÇÃO E AS RELAÇÕES DOS ACESSOS VIRTUAIS À MUSEUS.