A INCLUSÃO ESCOLAR TEM TRAZIDO NOVOS DESAFIOS ÀS ESCOLAS E O DESAFIO PEDAGÓGICO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE INCLUSÃO MODIFICA-SE E REQUER REVISÕES CONSTANTES. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE OS DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ESTA PESQUISA ASSUMIU UMA ABORDGEM DE NATUREZA QUALITTIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA. OS PARTICIPANTES SÃO DEZ PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ESTUDANTES COM LAUDO CLÍNICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. AS INFORMAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ELABORADO NO GOOGLE FORMS E ENVIADO AOS PARTICIPANTES POR MEIO DE WHATSAPP. OS DADOS GERADOS A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES FORAM ANALISADOS A PARTIR DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS MOSTRAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS UTILIZADAS PARA GARANTIR A INCLUSÃO ESCOLAR.