COM A CRESCENTE DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NOS ÚLTIMOS ANOS, VIU-SE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A POSSIBILIDADE DE MUDANÇA E A PROMOÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO MAIS SUSTENTÁVEL. ESSE PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO COM OS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE, BUSCANDO ATRAVÉS DAS REAÇÕES QUÍMICAS OBTEREM O MENOR IMPACTO AMBIENTAL POSSÍVEL. ASSIM, NOTA-SE A NECESSIDADE DE ABORDAR ESSAS QUESTÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PRINCIPALMENTE NAS FORMADORAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA, POIS, COMO NORMALMENTE ESSES PROFISSIONAIS ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ISSO POSSIBILITARIA A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA SOBRE A TEMÁTICA AOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. PARA TANTO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO TEÓRICA, FUNDADA EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SITUANDO O LEITOR COMO A QUÍMICA VERDE VEM SENDO ABORDADA NOS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. TRAÇOU-SE UM PERCURSO METODOLÓGICO SELECIONANDO PUBLICAÇÕES DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, ESSES IDENTIFICADOS NAS BASES DE DADOS DOS PERIÓDICOS CAPES E SCIELO. DENTRE AS PUBLICAÇÕES, FORAM SELECIONADOS 09 ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE TRATAVAM SOBRE O TEMA DA PESQUISA. A PARTIR DISSO, PERCEBEU-SE UMA ESCASSEZ DOS CONTEÚDOS SOBRE A QUÍMICA VERDE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA, CONSTATANDO A NECESSIDADE DE INTRODUZIR A TEMÁTICA NOS COMPONENTES CURRICULARES DE TAIS CURSOS, PARA QUE O PROFESSOR AO ATUAR NO ENSINO BÁSICO TENHA CAPACIDADE DE PRODUZIR METODOLOGIAS E CONTEÚDOS RELACIONADOS À QUÍMICA VERDE. PORTANTO, ESPERA-SE QUE TEMAS COMO O DISCUTIDO NESSE TRABALHO POSSAM GANHAR MAIS DESTAQUE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO E NAS PESQUISAS, PARA QUE ATRAVÉS DO ENSINO AMBIENTAL ALINHADO COM OS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE POSSAM MUDAR AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS.