O PRESENTE ARTIGO TEM A FINALIDADE DE ANALISAR A FORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, DISCUTINDO-A NA PERSPECTIVA DA ESCOLA UNITÁRIA QUE CONCEBE A FORMAÇÃO HUMANA EM SUA TOTALIDADE. PARA OS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA FORAM REALIZADAS A REVISÃO DA LITERATURA E A ANÁLISE DE DOCUMENTOS. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E PEDAGOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO/CAMPUS RECIFE. OS ACHADOS DA PESQUISA SUGEREM QUE COEXISTEM ENTENDIMENTOS QUE APONTAM PARA UMA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA UMA FORMAÇÃO PROPEDÊUTICA, O QUE DENUNCIA UMA COMPREENSÃO PARCIAL OU INEXISTENTE DOS PRINCÍPIOS HISTÓRICO, FILOSÓFICO, PEDAGÓGICO E POLÍTICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, BEM COMO INDO DE ENCONTRO À PERSPECTIVA DA ESCOLA UNITÁRIA.