O OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO DESTE ARTIGO É NO SENTIDO DE APRESENTAR A PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA, QUE É UM TRABALHO DESENVOLVIDO POR HERRÁN GASCÓN HÁ MAIS DE TRINTA ANOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTRUÇÃO DESTA ESCRITA, SEGUIU OS PADRÕES DA HERMENÊUTICA RECONSTRUTIVA, INCLUINDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UMA IMERSÃO PRESENCIAL COM O AUTOR DESTA PROPOSTA EM MADRID, POR PARTE DESTES LITERATOS. SE CONSTATOU QUE SUA OBRA, SEMPRE EM PLENA ELABORAÇÃO, JÁ É CONHECIDA EM ALGUNS PAÍSES, DESTARTE AINDA POUCO DIVULGADA EM NOSSO PAÍS, ATÉ PORQUE SOMENTE AGORA ELA COMEÇA A TOMAR CORPO E CHAMAR A ATENÇÃO DOS PEDAGOGOS. SE CONCLUIU SE TRATAR DA MAIOR E MAIS PROFUNDA PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS PARA TODO O PLANETA, ESPECIALMENTE POR SUGERIR A INTRODUÇÃO DE UMA TERCEIRA DIMENSÃO NO ATUAL CURRÍCULO O QUAL SERIA COMPOSTO POR TEMAS RADICAIS, NÃO DEMANDADOS PELO MERCADO E PELA SOCIEDADE, MAS FUNDAMENTAIS PARA UMA FORMAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA.