ESSE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. NOSSA PROPOSTA OBJETIVA REALIZAR CICLOS DE DEBATES COM DOCENTES E FUTUROS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOBRE OS DIREITOS HUMANOS E O ECA NO CURRÍCULO ESCOLAR, ALÉM DE DESPERTAR A COMUNIDADE ESCOLAR E FUTUROS(AS) DOCENTES PARA REFLETIREM, COLETIVAMENTE, SOBRE A FORMAÇÃO CIDADÃ ATRAVÉS DE DISCUSSÕES E DEBATES SOBRES OS DIREITOS HUMANOS E OS DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. A METODOLOGIA CONSTA DE ENCONTROS SÍNCRONOS, MENSAIS, PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, COM DURAÇÃO DE 1H30 MINUTOS, PROPOSTAS DE ATIVIDADES ASSÍNCRONAS NO GOOGLE CLASSROOM, ALÉM DE UM WEBINÁRIO. EM LINHAS GERAIS, O CURSO TEM CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DOS FUTUROS E ATUAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. OS PARTICIPANTES DO CURSO SÃO ORIUNDOS DE 35 MUNICÍPIOS DA PARAÍBA, QUE ESTÃO TENDO A OPORTUNIDADE DE DEBATER QUESTÕES TÃO NECESSÁRIAS, COMO OS DIREITOS HUMANOS E DAS CRIANÇAS. SÃO PROFISSIONAIS, ATUAIS E FUTUROS, QUE ASSUMEM O COMPROMISSO DE REALIZAR DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS E O ECA NO CURRÍCULO ESCOLAR. POR FIM, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS, ESPECIFICAMENTE O ECA, PARA A FORMAÇÃO CRITICO-CIDADÃ DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E DEMAIS ATORES DA COMUNIDADE ESCOLAR VISANDO FORTALECER A CULTURA DO RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE, SOBRETUDO, PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ CRÍTICA E RESPONSÁVEL COM AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE.