Artigo E-book IV CINTEDI

E-books

ISBN: 978-65-86901-17-7

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE QUÍMICA: MEDIAÇÃO DE LEITURA DE LEDORES PARA ALUNOS CEGOS

Palavra-chaves: LEDOR, DISCIPLINA DE QUÍMICA, ALUNA CEGA, , E-book E-book
"2020-12-17 10:07:14" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73838
    "edicao_id" => 151
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 143
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE QUÍMICA: MEDIAÇÃO DE LEITURA DE LEDORES PARA ALUNOS CEGOS"
    "resumo" => "A QUÍMICA É UMA DISCIPLINA REPLETA DE INFORMAÇÕES VISUAIS (SÍMBOLOS, FÓMULAS, REAÇÕES, GRÁFICOS, ETC). O ENSINO DESTA DISCIPLINA PARA ALUNOS CEGOS REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO, E O LEDOR DESEMPENHA IMPORTANTE FUNÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA. ASSIM, O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PRÁTICA DE LEITURA REALIZADA POR DUAS LEDORAS EM ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PARA UMA ALUNA CEGA MATRICULADA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. BASEADO NO ESTUDO DE CASO COM ABORDAGEM QUALITATIVA NO ACOMPANHAMENTO DE DUAS LEDORAS COM UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA TENDO COMO ANÁLISE O MÉTODO INDUTIVO. OS RESULTADOS APONTARAM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA LEDORES, POIS OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE LEITURA DAS ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA REMETEM TANTO AO DESCONHECIMENTO DO CONTEÚDO DESTA DISCIPLINA QUANTO A AUSÊNCIA DE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ADAPTADAS A ALUNA CEGA DIFICULTANDO A COMPREENSÃO DO SEU CONTEÚDO. A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-LEDOR, REPRESENTA OUTRO FATOR QUE REMETE A FALHAS NO PROCESSO DE LEITURA QUE PODEM SER SUPERADOS ATRAVÉS DE TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE OS INTERLOCUTORES. CONCLUÍMOS QUE A MEDIAÇÃO DA LEITURA ENTRE LEDOR-CEGO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA É UMA TAREFA QUE EXIGE DO LEDOR FORMAÇÃO CONTÍNUA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA LEITURA INTERATIVA. CONSTATAMOS QUE UM LEDOR FORMADO NA ÁREA DESTA DISCIPLINA TERÁ MAIOR FACILIDADE NA MEDIAÇÃO DA LEITURA, ESSE CONHECIMENTO PERMITIRÁ O USO DE ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELO CEGO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "LEDOR, DISCIPLINA DE QUÍMICA, ALUNA CEGA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID143_13102020211830.pdf"
    "created_at" => "2020-12-17 16:09:13"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE NOBREGA CATAO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE NÓBREGA"
    "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14"
    "publicacao_id" => 75
    "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73838
    "edicao_id" => 151
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 143
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE QUÍMICA: MEDIAÇÃO DE LEITURA DE LEDORES PARA ALUNOS CEGOS"
    "resumo" => "A QUÍMICA É UMA DISCIPLINA REPLETA DE INFORMAÇÕES VISUAIS (SÍMBOLOS, FÓMULAS, REAÇÕES, GRÁFICOS, ETC). O ENSINO DESTA DISCIPLINA PARA ALUNOS CEGOS REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO, E O LEDOR DESEMPENHA IMPORTANTE FUNÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA. ASSIM, O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PRÁTICA DE LEITURA REALIZADA POR DUAS LEDORAS EM ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PARA UMA ALUNA CEGA MATRICULADA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. BASEADO NO ESTUDO DE CASO COM ABORDAGEM QUALITATIVA NO ACOMPANHAMENTO DE DUAS LEDORAS COM UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA TENDO COMO ANÁLISE O MÉTODO INDUTIVO. OS RESULTADOS APONTARAM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA LEDORES, POIS OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE LEITURA DAS ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA REMETEM TANTO AO DESCONHECIMENTO DO CONTEÚDO DESTA DISCIPLINA QUANTO A AUSÊNCIA DE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ADAPTADAS A ALUNA CEGA DIFICULTANDO A COMPREENSÃO DO SEU CONTEÚDO. A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-LEDOR, REPRESENTA OUTRO FATOR QUE REMETE A FALHAS NO PROCESSO DE LEITURA QUE PODEM SER SUPERADOS ATRAVÉS DE TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE OS INTERLOCUTORES. CONCLUÍMOS QUE A MEDIAÇÃO DA LEITURA ENTRE LEDOR-CEGO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA É UMA TAREFA QUE EXIGE DO LEDOR FORMAÇÃO CONTÍNUA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA LEITURA INTERATIVA. CONSTATAMOS QUE UM LEDOR FORMADO NA ÁREA DESTA DISCIPLINA TERÁ MAIOR FACILIDADE NA MEDIAÇÃO DA LEITURA, ESSE CONHECIMENTO PERMITIRÁ O USO DE ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELO CEGO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "LEDOR, DISCIPLINA DE QUÍMICA, ALUNA CEGA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID143_13102020211830.pdf"
    "created_at" => "2020-12-17 16:09:13"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE NOBREGA CATAO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE NÓBREGA"
    "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14"
    "publicacao_id" => 75
    "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 151
        "publicacao_id" => 75
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-cintedi"
        "nome" => "E-book IV CINTEDI"
        "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
        "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021."
        "pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => null
        "final_evento" => null
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 151
        "publicacao_id" => 75
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-cintedi"
        "nome" => "E-book IV CINTEDI"
        "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
        "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021."
        "pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => null
        "final_evento" => null
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 67
                "edicao_id" => 151
                "codigo" => "978-65-86901-17-7"
                "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg"
                "titulo" => "E-book IV CINTEDI"
                "prefacio" => """
                  Apresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; &eacute; uma miss&atilde;o honrosa: &eacute; comentar das 86 fecundas discuss&otilde;es que ele nos proporciona. Discuss&otilde;es realizadas por educadores e discentes de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, ou seja, pesquisadores inquietos com as quest&otilde;es educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imagin&aacute;rio das sociedades p&oacute;s-modernas. Essas quest&otilde;es alicer&ccedil;am barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclus&atilde;o escolar e, consequentemente social dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, dos afrodescendentes, dos povos origin&aacute;rios, imigrantes, refugiados e do g&ecirc;nero feminino, mas, n&atilde;o estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades p&oacute;s-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitet&ocirc;nicas e atitudinais, discutir pr&aacute;xis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem defici&ecirc;ncia. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclus&atilde;o, mas, tamb&eacute;m, traz para a mesa de discuss&atilde;o, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreens&atilde;o, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualit&aacute;ria. Como diz Watier (2002) se os homens n&atilde;o se compreendessem e n&atilde;o compreendessem as institui&ccedil;&otilde;es em que vivem, a sociedade n&atilde;o seria poss&iacute;vel. &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Constru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em rela&ccedil;&atilde;o ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades p&oacute;s-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que est&atilde;o sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relic&aacute;rio e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos franc&ecirc;s, Victor Hugo (2020) &ldquo;nunca devemos ter medo de ladr&otilde;es ou assassinos. S&atilde;o perigos externos e os menores que existem. Temamos a n&oacute;s mesmos. Os preconceitos &eacute; que s&atilde;o os ladr&otilde;es; os v&iacute;cios &eacute; que s&atilde;o os assassinos&rdquo; (p.179).&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Discutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n
                  <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes no seu solo, ou &agrave;s diferentes presen&ccedil;as que ocupam um territ&oacute;rio a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas refer&ecirc;ncias, seus marcos e suas necessidades. &Eacute; tamb&eacute;m uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a comp&otilde;em, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. &nbsp;&nbsp;</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  &Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e social que a presente obra aborda resultados frut&iacute;feros e desafiadores no processo de inclus&atilde;o dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA ou altas habilidades, assim como, na educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica e no ensino de ci&ecirc;ncias, na literatura, nas Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TICs, na educa&ccedil;&atilde;o formal e informal, na educa&ccedil;&atilde;o do campo e nas quest&otilde;es &eacute;tnicos-raciais e de g&ecirc;nero. Essas quest&otilde;es s&atilde;o discutidas perpassando pelos dois n&iacute;veis do sistema de ensino, do b&aacute;sica ao n&iacute;vel superior.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Enfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; I CINTEDI, realizado nas instala&ccedil;&otilde;es do Centro Integrado Acad&ecirc;mico, da Universidade Estadual da Para&iacute;ba, campus I, Campina Grande, Para&iacute;ba, Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa Leitura !<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  HUGO, Victor. Os Miser&aacute;veis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. S&atilde;o Paulo: Principis, 2020.&nbsp;<br />\r\n
                  VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n
                  WATIER, Patrick. Une introduction &agrave; la sociologie compr&eacute;hensive. Paris: Circ&eacute;, 2002.&nbsp;<br />\r\n
                  XIBERRAS, Martine. Les th&eacute;ories de l&rsquo;exclusion : pour une construction de l&rsquo;imaginaire de la d&eacute;viance. Paris: Armand Colin, 1998.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo<br />\r\n
                  Sandra Meza Fernandez
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n
                  Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n
                  Artur Torres de Ara&uacute;jo - UFTM<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n
                  Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n
                  Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n
                  Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n
                  Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Eliana Ver&oacute;nica Romo L&oacute;pez - Universidad Central De Chile<br />\r\n
                  Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n
                  Gl&oacute;ria Maria Leit&atilde;o de Souza Melo - UEPB<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n
                  J&eacute;ssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n
                  Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge de Sousa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n
                  J&uacute;lio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n
                  Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n
                  Karla Karina Abrantes R&ecirc;go - UEPB<br />\r\n
                  Katia Fabiana Pereira de Ata&iacute;de - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n
                  Klaus Schl&uuml;nzen Junior - Unesp<br />\r\n
                  Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n
                  Lenilda Cordeiro de Mac&ecirc;do - UEPB<br />\r\n
                  Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n
                  Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n
                  Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n
                  Livania Beltr&atilde;o Tavares - UEPB<br />\r\n
                  Luciana Maria de Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Maria Aparecida Marcelino Patr&iacute;cio - UEPB<br />\r\n
                  Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as de Lima - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Neves de Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Do Ros&aacute;rio Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n
                  Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n
                  Mariv&acirc;nia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n
                  Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n
                  Marta L&uacute;cia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n
                  Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n
                  M&ocirc;nica de F&aacute;tima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n
                  Rodolfo B&auml;chler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira &ndash; CEFET/RJ<br />\r\n
                  Rosely de Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Ruth Barbosa de Ara&uacute;jo Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes de Souza - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Vagda Gutemberg Gon&ccedil;alves Rocha - UEPB<br />\r\n
                  Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Virg&iacute;nia Eug&ecirc;nia da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Wanderl&eacute;ia Farias Santos - UFPB
                  """
                "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf"
                "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 67
                "edicao_id" => 151
                "codigo" => "978-65-86901-17-7"
                "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg"
                "titulo" => "E-book IV CINTEDI"
                "prefacio" => """
                  Apresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; &eacute; uma miss&atilde;o honrosa: &eacute; comentar das 86 fecundas discuss&otilde;es que ele nos proporciona. Discuss&otilde;es realizadas por educadores e discentes de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, ou seja, pesquisadores inquietos com as quest&otilde;es educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imagin&aacute;rio das sociedades p&oacute;s-modernas. Essas quest&otilde;es alicer&ccedil;am barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclus&atilde;o escolar e, consequentemente social dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, dos afrodescendentes, dos povos origin&aacute;rios, imigrantes, refugiados e do g&ecirc;nero feminino, mas, n&atilde;o estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades p&oacute;s-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitet&ocirc;nicas e atitudinais, discutir pr&aacute;xis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem defici&ecirc;ncia. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclus&atilde;o, mas, tamb&eacute;m, traz para a mesa de discuss&atilde;o, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreens&atilde;o, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualit&aacute;ria. Como diz Watier (2002) se os homens n&atilde;o se compreendessem e n&atilde;o compreendessem as institui&ccedil;&otilde;es em que vivem, a sociedade n&atilde;o seria poss&iacute;vel. &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Constru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em rela&ccedil;&atilde;o ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades p&oacute;s-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que est&atilde;o sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relic&aacute;rio e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos franc&ecirc;s, Victor Hugo (2020) &ldquo;nunca devemos ter medo de ladr&otilde;es ou assassinos. S&atilde;o perigos externos e os menores que existem. Temamos a n&oacute;s mesmos. Os preconceitos &eacute; que s&atilde;o os ladr&otilde;es; os v&iacute;cios &eacute; que s&atilde;o os assassinos&rdquo; (p.179).&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Discutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n
                  <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes no seu solo, ou &agrave;s diferentes presen&ccedil;as que ocupam um territ&oacute;rio a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas refer&ecirc;ncias, seus marcos e suas necessidades. &Eacute; tamb&eacute;m uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a comp&otilde;em, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. &nbsp;&nbsp;</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  &Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e social que a presente obra aborda resultados frut&iacute;feros e desafiadores no processo de inclus&atilde;o dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA ou altas habilidades, assim como, na educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica e no ensino de ci&ecirc;ncias, na literatura, nas Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TICs, na educa&ccedil;&atilde;o formal e informal, na educa&ccedil;&atilde;o do campo e nas quest&otilde;es &eacute;tnicos-raciais e de g&ecirc;nero. Essas quest&otilde;es s&atilde;o discutidas perpassando pelos dois n&iacute;veis do sistema de ensino, do b&aacute;sica ao n&iacute;vel superior.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Enfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; I CINTEDI, realizado nas instala&ccedil;&otilde;es do Centro Integrado Acad&ecirc;mico, da Universidade Estadual da Para&iacute;ba, campus I, Campina Grande, Para&iacute;ba, Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa Leitura !<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  HUGO, Victor. Os Miser&aacute;veis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. S&atilde;o Paulo: Principis, 2020.&nbsp;<br />\r\n
                  VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n
                  WATIER, Patrick. Une introduction &agrave; la sociologie compr&eacute;hensive. Paris: Circ&eacute;, 2002.&nbsp;<br />\r\n
                  XIBERRAS, Martine. Les th&eacute;ories de l&rsquo;exclusion : pour une construction de l&rsquo;imaginaire de la d&eacute;viance. Paris: Armand Colin, 1998.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo<br />\r\n
                  Sandra Meza Fernandez
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n
                  Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n
                  Artur Torres de Ara&uacute;jo - UFTM<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n
                  Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n
                  Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n
                  Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n
                  Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Eliana Ver&oacute;nica Romo L&oacute;pez - Universidad Central De Chile<br />\r\n
                  Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n
                  Gl&oacute;ria Maria Leit&atilde;o de Souza Melo - UEPB<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n
                  J&eacute;ssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n
                  Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge de Sousa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n
                  J&uacute;lio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n
                  Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n
                  Karla Karina Abrantes R&ecirc;go - UEPB<br />\r\n
                  Katia Fabiana Pereira de Ata&iacute;de - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n
                  Klaus Schl&uuml;nzen Junior - Unesp<br />\r\n
                  Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n
                  Lenilda Cordeiro de Mac&ecirc;do - UEPB<br />\r\n
                  Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n
                  Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n
                  Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n
                  Livania Beltr&atilde;o Tavares - UEPB<br />\r\n
                  Luciana Maria de Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Maria Aparecida Marcelino Patr&iacute;cio - UEPB<br />\r\n
                  Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as de Lima - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Neves de Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Do Ros&aacute;rio Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n
                  Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n
                  Mariv&acirc;nia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n
                  Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n
                  Marta L&uacute;cia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n
                  Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n
                  M&ocirc;nica de F&aacute;tima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n
                  Rodolfo B&auml;chler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira &ndash; CEFET/RJ<br />\r\n
                  Rosely de Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Ruth Barbosa de Ara&uacute;jo Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes de Souza - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Vagda Gutemberg Gon&ccedil;alves Rocha - UEPB<br />\r\n
                  Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Virg&iacute;nia Eug&ecirc;nia da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Wanderl&eacute;ia Farias Santos - UFPB
                  """
                "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf"
                "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de dezembro de 2020

Resumo

A QUÍMICA É UMA DISCIPLINA REPLETA DE INFORMAÇÕES VISUAIS (SÍMBOLOS, FÓMULAS, REAÇÕES, GRÁFICOS, ETC). O ENSINO DESTA DISCIPLINA PARA ALUNOS CEGOS REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO, E O LEDOR DESEMPENHA IMPORTANTE FUNÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA. ASSIM, O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PRÁTICA DE LEITURA REALIZADA POR DUAS LEDORAS EM ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PARA UMA ALUNA CEGA MATRICULADA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. BASEADO NO ESTUDO DE CASO COM ABORDAGEM QUALITATIVA NO ACOMPANHAMENTO DE DUAS LEDORAS COM UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA TENDO COMO ANÁLISE O MÉTODO INDUTIVO. OS RESULTADOS APONTARAM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA LEDORES, POIS OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE LEITURA DAS ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA REMETEM TANTO AO DESCONHECIMENTO DO CONTEÚDO DESTA DISCIPLINA QUANTO A AUSÊNCIA DE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ADAPTADAS A ALUNA CEGA DIFICULTANDO A COMPREENSÃO DO SEU CONTEÚDO. A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-LEDOR, REPRESENTA OUTRO FATOR QUE REMETE A FALHAS NO PROCESSO DE LEITURA QUE PODEM SER SUPERADOS ATRAVÉS DE TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE OS INTERLOCUTORES. CONCLUÍMOS QUE A MEDIAÇÃO DA LEITURA ENTRE LEDOR-CEGO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA É UMA TAREFA QUE EXIGE DO LEDOR FORMAÇÃO CONTÍNUA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA LEITURA INTERATIVA. CONSTATAMOS QUE UM LEDOR FORMADO NA ÁREA DESTA DISCIPLINA TERÁ MAIOR FACILIDADE NA MEDIAÇÃO DA LEITURA, ESSE CONHECIMENTO PERMITIRÁ O USO DE ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELO CEGO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.