A QUÍMICA É UMA DISCIPLINA REPLETA DE INFORMAÇÕES VISUAIS (SÍMBOLOS, FÓMULAS, REAÇÕES, GRÁFICOS, ETC). O ENSINO DESTA DISCIPLINA PARA ALUNOS CEGOS REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO, E O LEDOR DESEMPENHA IMPORTANTE FUNÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA. ASSIM, O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PRÁTICA DE LEITURA REALIZADA POR DUAS LEDORAS EM ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PARA UMA ALUNA CEGA MATRICULADA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. BASEADO NO ESTUDO DE CASO COM ABORDAGEM QUALITATIVA NO ACOMPANHAMENTO DE DUAS LEDORAS COM UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA TENDO COMO ANÁLISE O MÉTODO INDUTIVO. OS RESULTADOS APONTARAM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA LEDORES, POIS OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE LEITURA DAS ATIVIDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA REMETEM TANTO AO DESCONHECIMENTO DO CONTEÚDO DESTA DISCIPLINA QUANTO A AUSÊNCIA DE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ADAPTADAS A ALUNA CEGA DIFICULTANDO A COMPREENSÃO DO SEU CONTEÚDO. A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-LEDOR, REPRESENTA OUTRO FATOR QUE REMETE A FALHAS NO PROCESSO DE LEITURA QUE PODEM SER SUPERADOS ATRAVÉS DE TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE OS INTERLOCUTORES. CONCLUÍMOS QUE A MEDIAÇÃO DA LEITURA ENTRE LEDOR-CEGO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA É UMA TAREFA QUE EXIGE DO LEDOR FORMAÇÃO CONTÍNUA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA LEITURA INTERATIVA. CONSTATAMOS QUE UM LEDOR FORMADO NA ÁREA DESTA DISCIPLINA TERÁ MAIOR FACILIDADE NA MEDIAÇÃO DA LEITURA, ESSE CONHECIMENTO PERMITIRÁ O USO DE ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELO CEGO.