A EDUCAÇÃO, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA, É UM DIREITO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. A GARANTIA DESSE DIREITO REPRESENTA UM DESAFIO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ALGUNS CAMPOS DO CONHECIMENTO, COMO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, JÁ QUE, MUITAS VEZES, É MINISTRADO COM AULAS EXPOSITIVAS E TEÓRICAS FORTEMENTE DEPENDENTES DO SENTIDO DA VISÃO. COM O INTUITO DE CONHECER OS RECURSOS ACESSÍVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA. A REVISÃO FOI REALIZADA NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA CAPES E COMPREENDEU O RECORTE TEMPORAL ENTRE 2006 A 2020. COMO CRITÉRIOS DE INCLUSÃO PARA A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O TEMA FORAM DEFINIDOS OS SEGUINTES: PESQUISAS PUBLICADAS EM IDIOMA PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL; TRABALHOS AVALIADOS PELOS PARES; BUSCA POR FRASE EXATA DO DESCRITOR. FORAM DEFINIDOS COMO TERMOS DE BUSCA: DEFICIÊNCIA VISUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS. O PROCESSO DE COLETA IDENTIFICOU OITO ESTUDOS, O QUE DENOTA A ESCASSEZ DE TRABALHOS SOBRE O TEMA. OS ACHADOS REVELAM QUE AS ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS EXISTENTES TÊM UMA MAIOR CONCENTRAÇÃO NAS ÁREAS DE FÍSICA E BIOLOGIA.