ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO EM ANDAMENTO, QUE TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS. ESSA PROPOSIÇÃO INVESTIGATIVA BUSCOU REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE VÊM SENDO DESENVOLVIDAS PARA MINIMIZAR OS DESAFIOS QUE FORAM, EM CARÁTER EXCEPCIONAL, APRESENTADOS COMO MEIOS DE SUBSTITUIR AS AULAS PRESENCIAIS. ESTE ESTUDO TRATA DE UMA INVESTIGAÇÃO NA QUAL A PROFESSORA INTÉRPRETE DE LIBRAS, VINCULADA A REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, MAIS ESPECIFICAMENTE NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSORA OCILA BEZERRIL, DESCREVEU UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO, COM DURAÇÃO DE 1 MÊS, SENDO REALIZADO COM 4 ALUNOS SURDOS E 1 ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, COM A PARTICIPAÇÃO CONTÍNUA DOS FAMILIARES. POR RESULTADO, CHEGA-SE A CONSIDERAÇÃO DE QUE O ENSINO REMOTO, APESAR DOS MUITOS FATORES COMPLICADORES, CONTRIBUIU CONSIDERAVELMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. PORTANTO, O ENSINO REMOTO TEM SE MOSTRADO COMO UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AOS DANOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19. HÁ DE SE CONSIDERAR QUE, EMBORA TENHA-SE EXCELENTES RESULTADOS, OS DADOS APRESENTAM UMA REALIDADE CIRCUNSCRITA, NÃO CORRESPONDENTE A MAIORIA DOS ALUNOS SURDOS DO PAÍS. TAMPOUCO REPRESENTA AS POSSIBILIDADES TÉCNICAS DA MAIORIA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PORTANTO, NESSA CONJUNTURA, NÃO CONSIDERA A UNIVERSALIDADE E A GARANTIA DE DIREITO A EDUCAÇÃO DE TODOS.