O ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS PARA O ESTUDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO, QUE OBJETIVOU, A PARTIR DE UMA PESQUISA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PLANEJAR, IMPLEMENTAR E AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO UDL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. O ESTUDO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PLANEJADA A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (UDL) - PRESSUPOSTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE PROPÕE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACESSÍVEIS E PROPULSORAS DE APRENDIZAGEM PARA TODOS OS ALUNOS. O UDL É UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL QUE OBJETIVA O SUCESSO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS FLEXÍVEIS E BASEIA-SE EM TRÊS GRANDES PRINCÍPIOS: PROPORCIONAR MODOS MÚLTIPLOS DE REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO/CONTEÚDO; PROPORCIONAR MODOS MÚLTIPLOS DE AÇÃO E EXPRESSÃO POR PARTE DO ESTUDANTE DAS APRENDIZAGENS; PROPORCIONAR MODOS MÚLTIPLOS PARA O ESTUDANTE ENVOLVER-SE NAS ATIVIDADES. A INTERVENÇÃO, OBJETO DE ANÁLISE NA PESQUISA, FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DE OITAVO ANO COMPOSTA POR 32 ALUNOS COM IDADES ENTRE 13 E 18 ANOS, SENDO DESTES, 11 REPETENTES, 1 ALUNA COM DÉFICIT INTELECTUAL E UMA ALUNA SURDA. OS DADOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM COLETADOS POR INSTRUMENTOS COMO OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, DIÁRIO DE CAMPO E ANÁLISE DOCUMENTAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. O ESTUDO DEMONSTROU QUE OS PRINCÍPIOS DO UDL PODEM APOIAR O ENSINO DE CIÊNCIAS. AS ESTRATÉGIAS DO DUA DESENVOLVIDAS AO LONGO DA INTERVENÇÃO APOIARAM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, SUGERINDO QUE ESSE PRESSUPOSTO PODE SER EFETIVO PARA TURMAS HETEROGÊNEAS E COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.