O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, EM ESPECIAL, DAQUELE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), SE TORNA CADA VEZ MAIS ATUAL E CRESCENTE EM VÁRIOS PAÍSES. TODAVIA, APESAR DOS AVANÇOS NAS POLÍTICAS INCLUSIVAS SOBRE A DEFESA DOS SEUS DIREITOS, SURGEM DIVERSOS DESAFIOS QUE PODEM DIFICULTAR A PARTICIPAÇÃO E O SUCESSO ACADÊMICO DESSES SUJEITOS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, QUE TRATA DA REALIDADE DO BRASIL E DE PORTUGAL, OBJETIVA APRESENTAR UMA ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR, CONSIDERANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL COMO BASE TEÓRICA E PRÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A METODOLOGIA ADOTADA É QUALITATIVA, FUNDAMENTANDO-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O TEMA ABORDADO. POR SER UM TEXTO ANALÍTICO E PRESCRITIVO, SÃO INDICADAS RECOMENDAÇÕES/ORIENTAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS NO ATENDIMENTO AS DEMANDAS EDUCACIONAIS DE ESTUDANTES COM TEA (NA ESFERA DA GESTÃO INSTITUCIONAL NA COMUNIDADE ACADÊMICA DE UM MODO GERAL), TENDO COMO PANO DE FUNDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL E ESCOLAR COMO PROMOTORA DA IGUALDADE DE DIREITOS E EQUIDADE DE OPORTUNIDADES NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO.