A PRESENTE PESQUISA, INTITULADA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: A EXEMPLIFICAÇÃO DO JOGO “QUEBRA-CABEÇA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO SEMIÁRIDO”, TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR UM JOGO QUEBRA-CABEÇA COMO RECURSO DIDÁTICO CONTEXTUALIZADO. O REFERIDO JOGO ABORDA O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO IDENTIFICANDO OS ELEMENTOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO SEMIÁRIDO, NO ÂMBITO DO CONCEITO GEOGRÁFICO E DE SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA, ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO. A MESMA FOI REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIA BALBINA PEREIRA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA DO CARIRI NO MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA – PB, ATRAVÉS DO PRESSUPOSTO DA PESQUISA QUALITATIVA NO ÂMBITO DA PESQUISA-AÇÃO. A PARTIR DESTA PESQUISA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO. SENDO ESTES UM FACILITADOR, ENVOLVENDO O EDUCANDO DE FORMA MAIS PRÓXIMA DA TEMÁTICA, LEVANDO-O A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AO ENTENDER QUE ESTA TEMÁTICA FAZ PARTE DE SUA VIDA SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA E A DESCOBRIR QUE O CONHECIMENTO NÃO ESTÁ LONGE, MAS DENTRO DE SI ATRAVÉS DE SUAS VIVÊNCIAS NO CAMPO.