ESTE ARTIGO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MÚSICA COMO UM RECURSO PARA INCLUSÃO, CUJO OBJETIVO FOI VERIFICAR SE O ENSINO DA MÚSICA POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA SE CONFIGURA COMO UM RECURSO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, TENDO EM VISTA QUE A MÚSICA SE APRESENTA COMO UMA FORMA DE INTERAÇÃO SOCIAL QUE FAVORECE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A CONVIVÊNCIA ENTRE AS DIFERENÇAS. METODOLOGICAMENTE FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA COM OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS COM CINCO PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E TRÊS PAIS/RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. A PESQUISA REALIZADA EVIDENCIA COMO ACONTECE A INCLUSÃO DE PESSOAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NUMA SALA DE AULA DE MÚSICA, NO QUE SE REFERE Á AVANÇOS COMO: INTERAÇÃO SOCIAL, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO, DA FALA, DO RITMO E DA AUDIÇÃO.