O PROCESSO EVOLUTIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS COMO INTERAÇÃO SOCIAL OU COMO SUPORTE PEDAGÓGICO, APONTAM PARA AS POSSIBILIDADES DE TRABALHOS COM O USO DE APLICATIVOS DIGITAIS. PENSANDO NO APLICATIVO DIGITAL COMO RECURSO VISUAL, DESTACA-SE O PÚBLICO SURDO, O QUAL AINDA VIVENCIA UM PROCESSO DE LUTA PARA ROMPER AS BARREIRAS LINGUÍSTICAS EXISTENTES NA SOCIEDADE, MAJORITARIAMENTE, ORALISTA. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO DA LITERATURA BUSCANDO SABER O QUE DIZEM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O USO DO APLICATIVO VLIBRAS, UMA SUÍTE DE FERRAMENTAS UTILIZADAS NA TRADUÇÃO AUTOMÁTICA DO PORTUGUÊS PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, SOBRE A PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA AO SURDO A PESQUISA ESTÁ ANCORADA EM TRABALHOS QUE DISCUTEM SOBRE LIBRAS E PRODUÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZAGEM. PARA COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES E O GOOGLE ACADÊMICO. INICIALMENTE, FORAM ENCONTRADOS 82 TRABALHOS QUE ABORDAVAM ASPECTOS RELACIONADOS A COMUNICAÇÃO POR APLICATIVOS. DESSES, 82, APENAS 10 ABORDAVAM O APLICATIVO VLIBRAS, E, APENAS 9 ESTAVA DISPONÍVEL PARA LEITURA. O CORPUS DO TRABALHO COMPREENDE PARA O EXAME NOVE PRODUÇÕES CIENTIFICAS SOBRE O USO DO APLICATIVO. RESULTADOS APONTAM PARA A RELEVÂNCIA DO APLICATIVO PARA INTERAÇÃO SOCIAL E PARA A APRENDIZAGEM DA LIBRAS (SUJEITOS OUVINTES). E, APONTAM AINDA, PARA A NECESSIDADE DE UM APRIMORAMENTO DO APLICATIVO, COMO O USO DE RECURSOS IMAGÉTICOS, PARA ATENDER DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA, ESPECIFICIDADES DA COMUNIDADE SURDA.