O ESTUDO DA ANATOMIA É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS PERMITE COMPREENDER COMO O CORPO FUNCIONA. O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO TORNAR O ESTUDO DA ANATOMIA ACESSÍVEL A TODOS OS ALUNOS, SOBRETUDO AQUELES COM DEFICIÊNCIA VISUAL; ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL DO TATO; E VALORIZAR O PROCESSO DE INCLUSÃO E O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA. PARA TANTO, FORAM CONSTRUÍDOS MODELOS DIDÁTICOS TÁTEIS CORRESPONDENTES A VÁRIAS ESTRUTURAS DO CORPO HUMANO. A ELABORAÇÃO DESSES RECURSOS LEVOU EM CONSIDERAÇÃO CRITÉRIOS IMPORTANTES COMO: SIGNIFICAÇÃO TÁTIL, FACILIDADE DE MANUSEIO, RESISTÊNCIA, DURABILIDADE E SEGURANÇA. ATRAVÉS DO TRABALHO REALIZADO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ELABORAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS VIABILIZAM O ESTUDO PRÁTICO E INCLUSIVO DA ANATOMIA HUMANA, POIS PERMITEM UM ENTENDIMENTO CONCRETO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS; BEM COMO ESTIMULAM A CRIATIVIDADE E PROMOVEM UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O QUE AUXILIA NO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DA INCLUSÃO, E NO DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA E DA CONSIDERAÇÃO PELO OUTRO.