O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) É CONSIDERADO POR ESTUDIOSOS COMO UM TRANSTORNO NEUROLÓGICO. AO LONGO DOS SÉCULOS RECEBEU VÁRIOS NOMES E, ATUALMENTE, É UM DOS TRANSTORNOS MAIS ESTUDADOS. SURGE DURANTE A INFÂNCIA, PODENDO ACOMPANHAR A CRIANÇA ATÉ A ADOLESCÊNCIA. O TDAH É DIAGNOSTICADO MAIS FREQUENTEMENTE NOS PRIMEIROS ANOS DA FASE INICIAL DA ESCOLA, PERÍODO EM QUE A CRIANÇA COMEÇA A APRESENTAR DIFICULDADES EM MANTER-SE CONCENTRADA E QUIETA. OS EDUCANDOS COM TDAH TÊM GARANTIDO ATRAVÉS DE DECLARAÇÕES E TRATADOS O DIREITO A INCLUSÃO ESCOLAR. PARA MELHOR ATENDIMENTO AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, O PROFESSOR PRECISA DESENVOLVER METODOLOGIAS DE ENSINO CAPAZES DE TORNAR O ENSINO INCLUSIVO, O QUE O EXIGE REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTA PESQUISA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, É TRAZER ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, DE MANEIRA QUE POSSAM AUXILIAR O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH.