ESTE TRABALHO, DE NATUREZA QUALITATIVA, PROPÕE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PME (2014-2024), DO MUNICÍPIO DE GRAMADO/RS, NO BRASIL. PARA TANTO, FOI UTILIZADO COMO MÉTODO PROCEDIMENTAL A ANÁLISE DE CONTEÚDO, DIALOGANDO COM A ANÁLISE TEXTUAL-DISCURSIVA – ATD PROPOSTA POR MORAES E GALIAZZI (2016). À VISTA DISSO, A ANÁLISE OBJETIVOU INVESTIGAR A CONCEPÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA ADOTADA NO DOCUMENTO ANALISADO E VERIFICAR COMO E SE AS METAS PROPOSTAS NO PME DESDOBRAM-SE EM AÇÕES QUE PROMOVAM A ACESSIBILIDADE DE ACORDO COM AS CATEGORIAS PROPOSTAS POR DISCHINGER E MACHADO (2006). OS RESULTADOS APONTAM PARA OBLITERAMENTOS, PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE À BREVE DISCUSSÃO SOBRE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E ACESSIBILIDADE ATITUDINAL. POR SUA VEZ, DESTACAM-SE AS PROPOSTAS DE ACESSIBILIDADE PROGRAMÁTICA, INSTRUMENTAL E METODOLÓGICA, COM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E NA CRIAÇÃO DE CENTROS MULTIDISCIPLINARES, CLASSES, ESCOLAS OU SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, O QUE, DE CERTO MODO, CONTRIBUÍ PARA A POSSIBILIDADE DE RETROCESSO E EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, TENDO EM VISTA QUE, SEGUNDO A LDB 9394/2016, A EDUCAÇÃO ESPECIAL DEVE SER OFERTADA, PRIORITARIAMENTE, NA REDE REGULAR DE ENSINO, EM SALAS COMUNS.