RESUMO
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR AS BRINCADEIRAS COMO ALIADAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A METODOLOGIA APLICADA FOI DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO, POR MEIO DE CONSULTA A AUTORES COMO ALMEIDA (1992), KISHIMOTO (1994), PIAGET (1975, 1978), ENTRE OUTROS TEÓRICOS QUE ABORDAM A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. NESTE SENTIDO, A PESQUISA UTILIZOU-SE DE UM QUESTIONÁRIO CONSTITUÍDO PARA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO-PE, COM QUESTÕES ABERTAS QUE PERMITIRAM AOS DOCENTES A EXPOSIÇÃO MAIS LIVRE DAS IDEIAS. DIANTE DESSE CENÁRIO, PODEMOS EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA DA INCLUSÃO DAS BRINCADEIRAS NAS ESCOLAS DA ZONA URBANA E DA ZONA RURAL, POSSIBILITANDO SUPRIR NECESSIDADES DE CONHECIMENTOS E APERFEIÇOAMENTO PARA TODAS AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE FORMA QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO LÚDICO POSSAM AGREGAR NOVOS VALORES CULTURAIS E DE IDENTIDADE. A MEDIAÇÃO DO EDUCADOR É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO, SENDO A PONTE ENTRE A CRIANÇA E O BRINCAR. COM ISSO, ESPERAMOS QUE NOSSO ARTIGO POSSA CONTRIBUIR PARA FUTUROS ESTUDOS NA ÁREA, SERVINDO TAMBÉM DE REFERENCIAL PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.