OBJETIVA ABORDAR A NECESSIDADE DE REFLEXÃO SOBRE O TEMA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, A PARTIR DE UM PERSONAGEM COM LEGADO IMPORTANTE À HUMANIDADE. TOMA-SE O FILÓSOFO SÓCRATES COMO CATEGORIA DE ANÁLISE, PARA UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DE SEUS ASPECTOS BIOGRÁFICOS, REVELADORES DE COMPORTAMENTO INTELECTUAL ACIMA DA MÉDIA. FOI REPUTADO COMO FUNDADOR DE ARGUMENTAÇÃO INOVADORA EM RELAÇÃO À FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA. ESTABELECEU A PRIMAZIA DO CONHECIMENTO SOBRE VALORES ÉTICOS, ENQUANTO REFLEXÃO DE NÍVEL CONCEITUAL E PRÁTICO, DEIXANDO NO PLANO SECUNDÁRIO A FILOSOFIA DA NATUREZA. METODOLOGICAMENTE ESTE TRABALHO UTILIZA-SE DO CONFRONTO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO COM A TEORIA DA INTELIGÊNCIA. DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA CENTRA-SE NAS FONTES BASEADAS EM ESCRITOS DA FILOSOFIA, BASICAMENTE OS DE PLATÃO QUE TRAZEM INFORMAÇÕES SOBRE SÓCRATES. COM A SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO BUSCA EXPLICAR QUAL O PAPEL E CAMPO IDEATIVO DA INTELECTUALIDADE DOMINANTE. E, DA TEORIA DA INTELIGÊNCIA, ASSUME REFERÊNCIAS CONCEITUAIS DO DR. JOSEPH RENZULLI QUE TRATAM SOBRE UMA PADRONIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. CONCLUI QUE SÓCRATES FOI CONSIDERADO UM SUJEITO DE RUPTURAS INTELECTIVAS E EXCESSIVA CRIATIVIDADE, EXPRESSADAS NA FORMA DE PENSAR FILOSOFICAMENTE A MORAL COMO CAMPO DE ESTUDO. AO CRIAR O MÉTODO DA MAIÊUTICA, PERMITIU QUE O SUJEITO INTERLOCUTOR FOSSE CONDUZIDO A SE DESFAZER DOS CONCEITOS DO SISTEMA DE SENSO COMUM, INCAPAZES DE ALCANÇAR AS VERDADES PROFUNDAS SOBRE A CONDIÇÃO DAS VIRTUDES HUMANAS. SÓCRATES CONSTITUIU-SE COMO CONTESTADOR DE UM FORMATO DE “INTELLIGENTSIA” PREDOMINANTE EM SEU TEMPO, QUE ERA FORMADA PELOS FILÓSOFOS NATURALISTAS E SOFISTAS.