DESENVOLVEMOS ESTA PESQUISA COM O OBJETIVO DE RELATAR A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE FOTONOVELAS PARA DISCUTIR MITOS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), O SURDO E A SURDEZ COM VISTA A ESTIMULAR O APRENDIZADO DESSA LÍNGUA. PARTICIPARAM DA PESQUISA, DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DO ALTO SERTÃO PARAIBANO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM QUE OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS DE MANEIRA QUALITATIVA. FORAM DESENVOLVIDAS DEZ FOTONOVELAS NAS QUAIS OS DISCENTES ABORDARAM TEMÁTICAS QUE ENVOLVEM AMOR, AMIZADE, VIOLÊNCIA, EXCLUSÃO, SITUAÇÕES DE ENSINO, ENTRE OUTROS. A PRODUÇÃO DA FOTONOVELA ESTIMULA QUE, NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA, OS ESTUDANTES INSIRAM ASPECTOS CULTURAIS E/OU FATOS DO COTIDIANO, PERMITE QUE ELES SE PERCEBAM COMO PERSONAGENS DAS FOTONOVELAS DESENVOLVIDAS, QUE VIVENCIEM ATIVIDADES PAUTADAS NO USO DE LINGUAGENS VERBAIS E NÃO VERBAIS E, ASSIM, POSSAM REFLETIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSAS PRODUÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM DE DIFERENTES CONTEÚDOS NA PRÁTICA EDUCATIVA.