O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA OBEDECE A TRÊS PILARES BÁSICOS, A SABER: A GRAMÁTICA, A LITERATURA E A PRODUÇÃO DE TEXTO. É NESSA TERCEIRA BASE QUE SURGE O NOSSO INTERESSE EM REALIZAR ESTE ESTUDO. DE ACORDO COM MINHAS EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA INQUIETOU-ME EM RELAÇÃO A PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO, JÁ QUE OS DISCENTES SENTEM MUITA DIFICULDADE EM PRODUZIR TEXTOS CLAROS, OBJETIVOS E QUE SEJA MATERIALIZADO EM ALGUM GÊNERO. PERCEBEMOS QUE O DOMÍNIO DAS REGRAS GRAMATICAIS, SINTÁTICAS E ORTOGRÁFICAS NÃO SE CONFIGURAM COMO DOMÍNIO DA LÍNGUA EM ESTUDO, ESSE FATO SE EVIDENCIA NA HORA DA PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO, EM QUE OS ALUNOS DEMONSTRAM FALHAS SUBSTANCIAIS DURANTE ESSE PROCESSO. DESENHAMOS COMO OBJETIVO PARA ESSE TRABALHO O SEGUINTE: ANALISAR QUALITATIVAMENTE AS PRODUÇÕES DOS TEXTOS ESCRITOS INICIAIS DOS ALUNOS ANTES DO FEEDBACK E OS RESULTADOS DESSAS PRODUÇÕES APÓS A REESCRITA MEDIADAS PELO FEEDBACK DO PROFESSOR E VER A EFICÁCIA E A SIGNIFICAÇÃO DESSE MECANISMO NA AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE DOS TEXTOS DOS ALUNOS. PARA ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO FUNDAMENTAMOS NOSSO TRABALHO COM: (MARCUSCHI, 2008[1997]); (KOCH E ELIAS, 2010); (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2010); (INFANTE, 1991); (COSTA VAL, 1991); (SERAFINI, 1995); (RUIZ, 2013); (SCHWARTZ E WHITE 2000); (GOLDENBERG, 1997); (DESLAURIERS, 1991); (MINAYO, 2001); (BORTONI-RICARDO, 2013); (ORLANDI, 2007); (LEANDRO, 2011); (REINALDO, 2002); DENTRE OUTROS. NOSSA REFLEXÃO À GUISA DE CONCLUSÃO NOS LEVA A AFIRMAR QUE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO TEXTO ESCRITO MEDIADO PELO FEEDBACK DO PROFESSOR É SIGNIFICATIVO E PROPICIA AOS DISCENTES UMA APRENDIZAGEM RELEVANTE NO TOCANTE A PRODUÇÃO ESCRITA. VEMOS NESSE MECANISMO A POSSIBILIDADE DE TRABALHARMOS A REESCRITA TEXTUAL E PODEMOS ENSINAR A NOSSOS ALUNOS A DESENVOLVEREM TEXTOS CLAROS, OBJETIVOS E SIGNIFICATIVOS. É A PARTIR DO FEEDBACK DO PROFESSOR QUE TEMOS ALGO QUE FACILITA E POSSIBILITA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO TEXTO ESCRITO PELO ALUNADO.