ESTE ARTIGO FOI ESTRUTURADO A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO, TOMANDO COMO BASE A PESQUISA QUALITATIVA. O OBJETO DE ESTUDO É A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS SURDOS SOBRE SEU PROCESSO EDUCACIONAL. TRAZER A OPINIÃO DOS/AS SURDOS/AS SOBRE A EDUCAÇÃO QUE RECEBEM É RELEVANTE, PORQUE PERMITE A PROXIMIDADE COM AS SITUAÇÕES REAIS VIVENCIADAS POR ELES E ELAS NA ESCOLA REGULAR. NESTA PESQUISA, FORAM UTILIZADAS COMO TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA, COM A FINALIDADE DE OBTER RESPOSTAS PARA AS SEGUINTES PERGUNTAS: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS/AS SURDOS/AS SOBRE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? COMO HOMENS E MULHERES SURDAS SE SENTEM NAS AULAS? QUAIS AS BARREIRAS QUE ELES E ELAS ENCONTRAM NO PROCESSO EDUCACIONAL? OS DADOS FORAM RELACIONADOS À LITERATURA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E GÊNERO, (MANTOAN, PRIETO, 2006; HONORA, 2014; SKLIAR, 2013; SANTOS, PAULINO, 2008; BEYER, 2013; BOTELHO, 2005; GESSER, 2012; ROSA, SOUZA, 2002; QUADROS, 2004; DANTAS, SILVA E CARVALHO, 2014; KLEIN E FORMOSO, 2007), A FIM DE COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS/AS SURDOS/AS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE SÃO IMPEDITIVAS OU FAVORÁVEIS A SUA INCLUSÃO EDUCACIONAL. OS DADOS INDICAM QUE MULHERES E HOMENS SURDOS TÊM UM TRATAMENTO BASTANTE DIFERENCIADO E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NÃO ERAM COERENTES COM OS DISCURSOS ESTABELECIDOS PELOS SEUS MEDIADORES EDUCACIONAIS. COM ESTE ESTUDO, PRETENDE-SE CONTRIBUIR PARA SE REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ESCOLARES, TRAZENDO À TONA UM TEMA INEXPLORADO QUE SÃO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO PROCESSO EDUCACIONAL.