NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A FUNÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) É OFERECER SERVIÇOS E RECURSOS DE APOIO ÀS ESCOLAS E AOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (PAEE), VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NEE) DE CADA UM PARA PROMOVER DESENVOLVIMENTO E ESCOLARIZAÇÃO DE FORMA INCLUSIVA. NESSE SENTIDO, CABE AO PROFESSOR DO AEE IDENTIFICAR O MELHOR RECURSO E A MELHOR ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO A DESENVOLVER COM O ALUNO, VISANDO ELIMINAR BARREIRAS E SUPERAR DIFICULDADES. ASSIM, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS E DAS PRÁTICAS LÚDICAS FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ÂMBITO DO AEE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). ADOTA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO A PESQUISA DO TIPO PARTICIPANTE E A REVISÃO DE LITERATURA PARA CONHECIMENTO, REFLEXÃO E DISCUSSÃO ACERCA DA TEMÁTICA. TÊM-SE COMO SUJEITOS CINCO ALUNOS COM DI ATENDIDOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE CRATO/CE. TOMAMOS COMO BASE OS ESTUDOS DE MANTOAN (2015), CUNHA (2016), GOMES (2010), ROPOLI (2010), VYGOTSKY (1989, 1991, 2008) E ZAPPAROLI (2014), ENTRE OUTROS. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, CONCLUI-SE QUE OS JOGOS PEDAGÓGICOS E AS ESTRATÉGIAS LÚDICAS CONFIGURAM-SE PRÁTICAS PRIVILEGIADAS NO AEE, JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ESPECIALMENTE AQUELES COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, POIS ESTES RECURSOS POSSIBILITARAM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NO CONTEXTO ESTUDADO, FAVORECENDO DESENVOLVIMENTO, AUTONOMIA E INTERAÇÃO DOS ALUNOS DIANTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, SENDO INSTRUMENTOS PRAZEROSOS E PROPÍCIOS AO CONTEXTO INCLUSIVO.