ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA INTITULADA “AS POLÍTICAS DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO
SUPERIOR: EDUCAÇÃO ESPECIAL E LETRAMENTO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA” DESENVOLVIDO NA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG), UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS, NO PERÍODO DE 2018 A 2019.
OBJETIVOU ABORDAR O TEMA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA DIVERSIDADE, NA PERSPECTIVA DE VERIFICAR A
EXISTÊNCIA DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, NO TOCANTE À MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA
PERSPECTIVA INCLUSIVA, VOLTANDO O OLHAR PARA O SUPORTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
(AEE), SUA ATUAÇÃO E ARTICULAÇÃO COM A SALA COMUM. OS CRITÉRIOS ADOTADOS, FORAM DE ABORDAGEM
QUALITATIVA TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO, AUTORES COMO: REIS (2006, 2013), MANTOAN (2003, 2010,
2015), DELOU (2009), DENTRE OUTROS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM COORDENADORES
E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA INTENÇÃO DE COMPREENDER SE AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO
DESENVOLVIDAS PELA UEG CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DESTA
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O AEE NA UEG, ESTÁ INSTITUCIONALIZADO NA
TEORIA, PORÉM A PRÁTICA, AINDA REVELA MUITOS DESAFIOS QUE PRECISAM SER SUPERADOS PARA QUE ESTE
ATENDIMENTO ALCANCE OS OBJETIVOS PROCLAMADOS NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA
PERSPECTIVA INCLUSIVA (2008).