A PROPOSTA DO PRESENTE ARTIGO É ANALISAR A LINGUAGEM VISUAL E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÕES A BUSCA DE METODOLOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS INCLUSOS NO ENSINO REGULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA INSTITUIÇÃO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SORRISO (CMEBSORRISO), COMO TAMBÉM,NASALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE).O MÉTODO PREDOMINANTE DESTA PESQUISA FOI O DESCRITIVO, CUJA A FINALIDADE É ANALISAR O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS,ATRAVÉS DE UM ESTUDO APROFUNDADO NA NEUROEDUCAÇÃO, PARTINDO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. A EXPERIÊNCIA AQUI RELATADA MOSTRA, PORTANTO, A REAL NECESSIDADE DE SE APROFUNDAR EM MÉTODOS DE TRABALHOS NOS QUAIS O USO DA LINGUAGEM VISUAL ESTEJA MAIS PRESENTE NA ESCOLA, COMO EXPECTADOR PASSIVO E COMO PERSONAGEM IMPORTANTE NESSE PROCESSO. ANALISOU-SE QUE A ESCOLA ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL COM ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DE FORMA MAIS AUTÔNOMA, SENDO IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PRESENTE ESTUDO NÃO PRETENDEU CONFIRMAR NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO DA LINGUAGEM VISUAL, MAS MOSTRAR QUE ESSAS ATIVIDADES PODEM SER FEITAS SOB DIVERSOS PONTOS DE VISTA, DEPENDENDO DOS OBJETIVOS QUE O PROFESSOR QUISER ATINGIR EM SUAS AULAS, COMO TAMBÉM,DENTRO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. APESAR DESSAS CONSTATAÇÕES,É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM ALCANÇADOS, POIS NO DECORRER DO PROCESSO HOUVE UMA EVOLUÇÃO QUE ACONTECEU GRADATIVAMENTE, ONDE AOS POUCOS OS ALUNOS FORAM SE FAMILIARIZANDO COM AS ATIVIDADES APLICADAS EM SALA, PASSANDO A VÊ-LAS NÃO SÓ COMO MERAS BRINCADEIRAS, MAS COMO FONTE DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO.