Artigo E-book IV CINTEDI

E-books

ISBN: 978-65-86901-17-7

LINGUAGEM VISUAL E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Palavra-chaves: LINGUAGEM VISUAL., EDUCAÇÃO INFANTIL., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS., , E-book E-book
"2020-12-17 10:07:14" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73830
    "edicao_id" => 151
    "trabalho_id" => 190
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => "LINGUAGEM VISUAL E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS"
    "resumo" => "A  PROPOSTA  DO  PRESENTE  ARTIGO  É  ANALISAR  A  LINGUAGEM  VISUAL  E  OS  PROCESSOS  DE  INTERAÇÃO  COM  ALUNOS PORTADORES  DE NECESSIDADES  ESPECIAIS.  LEVANDO  EM  CONSIDERAÇÕES A  BUSCA  DE  METODOLOGIA  E  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  QUE  POSSIBILITEM  A  APRENDIZAGEM  DOS  ALUNOS  INCLUSOS NO  ENSINO  REGULAR  DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA INSTITUIÇÃO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SORRISO (CMEBSORRISO), COMO TAMBÉM,NASALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE).O MÉTODO PREDOMINANTE DESTA PESQUISA FOI O  DESCRITIVO,  CUJA A  FINALIDADE É ANALISAR  O  DESENVOLVIMENTO  E  APRENDIZADO  DE  CRIANÇAS  COM NECESSIDADES ESPECIAIS,ATRAVÉS DE UM ESTUDO APROFUNDADO NA NEUROEDUCAÇÃO, PARTINDO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.  A  EXPERIÊNCIA  AQUI  RELATADA  MOSTRA,  PORTANTO,  A  REAL  NECESSIDADE  DE  SE  APROFUNDAR EM MÉTODOS  DE  TRABALHOS NOS  QUAIS  O  USO  DA  LINGUAGEM  VISUAL  ESTEJA  MAIS  PRESENTE  NA  ESCOLA,  COMO EXPECTADOR  PASSIVO E COMO  PERSONAGEM  IMPORTANTE  NESSE  PROCESSO.  ANALISOU-SE  QUE  A  ESCOLA  ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL COM ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DE FORMA MAIS AUTÔNOMA, SENDO IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PRESENTE ESTUDO NÃO PRETENDEU CONFIRMAR NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO DA LINGUAGEM VISUAL, MAS MOSTRAR QUE ESSAS  ATIVIDADES  PODEM SER FEITAS SOB  DIVERSOS PONTOS DE VISTA, DEPENDENDO  DOS  OBJETIVOS  QUE  O  PROFESSOR  QUISER  ATINGIR  EM  SUAS  AULAS,  COMO TAMBÉM,DENTRO  DOS CONTEÚDOS  TRABALHADOS.  APESAR  DESSAS  CONSTATAÇÕES,É IMPORTANTE  RESSALTAR  QUE  OS  OBJETIVOS  PROPOSTOS FORAM  ALCANÇADOS,  POIS  NO  DECORRER  DO  PROCESSO  HOUVE  UMA  EVOLUÇÃO  QUE  ACONTECEU GRADATIVAMENTE, ONDE AOS POUCOS OS ALUNOS FORAM SE FAMILIARIZANDO COM AS ATIVIDADES APLICADAS EM SALA, PASSANDO A VÊ-LAS NÃO SÓ COMO MERAS BRINCADEIRAS, MAS COMO FONTE DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM VISUAL., EDUCAÇÃO INFANTIL., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID791_09092020150408.pdf"
    "created_at" => "2020-12-17 16:09:13"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLINDETE DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "OLINDETE DE ARA"
    "autor_email" => "olindetearaujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "AEBRA - AGÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14"
    "publicacao_id" => 75
    "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73830
    "edicao_id" => 151
    "trabalho_id" => 190
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => "LINGUAGEM VISUAL E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS"
    "resumo" => "A  PROPOSTA  DO  PRESENTE  ARTIGO  É  ANALISAR  A  LINGUAGEM  VISUAL  E  OS  PROCESSOS  DE  INTERAÇÃO  COM  ALUNOS PORTADORES  DE NECESSIDADES  ESPECIAIS.  LEVANDO  EM  CONSIDERAÇÕES A  BUSCA  DE  METODOLOGIA  E  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  QUE  POSSIBILITEM  A  APRENDIZAGEM  DOS  ALUNOS  INCLUSOS NO  ENSINO  REGULAR  DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA INSTITUIÇÃO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SORRISO (CMEBSORRISO), COMO TAMBÉM,NASALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE).O MÉTODO PREDOMINANTE DESTA PESQUISA FOI O  DESCRITIVO,  CUJA A  FINALIDADE É ANALISAR  O  DESENVOLVIMENTO  E  APRENDIZADO  DE  CRIANÇAS  COM NECESSIDADES ESPECIAIS,ATRAVÉS DE UM ESTUDO APROFUNDADO NA NEUROEDUCAÇÃO, PARTINDO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.  A  EXPERIÊNCIA  AQUI  RELATADA  MOSTRA,  PORTANTO,  A  REAL  NECESSIDADE  DE  SE  APROFUNDAR EM MÉTODOS  DE  TRABALHOS NOS  QUAIS  O  USO  DA  LINGUAGEM  VISUAL  ESTEJA  MAIS  PRESENTE  NA  ESCOLA,  COMO EXPECTADOR  PASSIVO E COMO  PERSONAGEM  IMPORTANTE  NESSE  PROCESSO.  ANALISOU-SE  QUE  A  ESCOLA  ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL COM ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DE FORMA MAIS AUTÔNOMA, SENDO IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PRESENTE ESTUDO NÃO PRETENDEU CONFIRMAR NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO DA LINGUAGEM VISUAL, MAS MOSTRAR QUE ESSAS  ATIVIDADES  PODEM SER FEITAS SOB  DIVERSOS PONTOS DE VISTA, DEPENDENDO  DOS  OBJETIVOS  QUE  O  PROFESSOR  QUISER  ATINGIR  EM  SUAS  AULAS,  COMO TAMBÉM,DENTRO  DOS CONTEÚDOS  TRABALHADOS.  APESAR  DESSAS  CONSTATAÇÕES,É IMPORTANTE  RESSALTAR  QUE  OS  OBJETIVOS  PROPOSTOS FORAM  ALCANÇADOS,  POIS  NO  DECORRER  DO  PROCESSO  HOUVE  UMA  EVOLUÇÃO  QUE  ACONTECEU GRADATIVAMENTE, ONDE AOS POUCOS OS ALUNOS FORAM SE FAMILIARIZANDO COM AS ATIVIDADES APLICADAS EM SALA, PASSANDO A VÊ-LAS NÃO SÓ COMO MERAS BRINCADEIRAS, MAS COMO FONTE DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM VISUAL., EDUCAÇÃO INFANTIL., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID791_09092020150408.pdf"
    "created_at" => "2020-12-17 16:09:13"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLINDETE DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "OLINDETE DE ARA"
    "autor_email" => "olindetearaujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "AEBRA - AGÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14"
    "publicacao_id" => 75
    "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 151
        "publicacao_id" => 75
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-cintedi"
        "nome" => "E-book IV CINTEDI"
        "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
        "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021."
        "pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => null
        "final_evento" => null
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 151
        "publicacao_id" => 75
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-cintedi"
        "nome" => "E-book IV CINTEDI"
        "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
        "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Paraíba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educação inclusiva e áreas afins à participarem do referido evento no ano de 2021."
        "pasta" => "ebooks/cintedi/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => null
        "final_evento" => null
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 67
                "edicao_id" => 151
                "codigo" => "978-65-86901-17-7"
                "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg"
                "titulo" => "E-book IV CINTEDI"
                "prefacio" => """
                  Apresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; &eacute; uma miss&atilde;o honrosa: &eacute; comentar das 86 fecundas discuss&otilde;es que ele nos proporciona. Discuss&otilde;es realizadas por educadores e discentes de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, ou seja, pesquisadores inquietos com as quest&otilde;es educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imagin&aacute;rio das sociedades p&oacute;s-modernas. Essas quest&otilde;es alicer&ccedil;am barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclus&atilde;o escolar e, consequentemente social dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, dos afrodescendentes, dos povos origin&aacute;rios, imigrantes, refugiados e do g&ecirc;nero feminino, mas, n&atilde;o estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades p&oacute;s-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitet&ocirc;nicas e atitudinais, discutir pr&aacute;xis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem defici&ecirc;ncia. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclus&atilde;o, mas, tamb&eacute;m, traz para a mesa de discuss&atilde;o, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreens&atilde;o, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualit&aacute;ria. Como diz Watier (2002) se os homens n&atilde;o se compreendessem e n&atilde;o compreendessem as institui&ccedil;&otilde;es em que vivem, a sociedade n&atilde;o seria poss&iacute;vel. &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Constru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em rela&ccedil;&atilde;o ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades p&oacute;s-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que est&atilde;o sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relic&aacute;rio e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos franc&ecirc;s, Victor Hugo (2020) &ldquo;nunca devemos ter medo de ladr&otilde;es ou assassinos. S&atilde;o perigos externos e os menores que existem. Temamos a n&oacute;s mesmos. Os preconceitos &eacute; que s&atilde;o os ladr&otilde;es; os v&iacute;cios &eacute; que s&atilde;o os assassinos&rdquo; (p.179).&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Discutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n
                  <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes no seu solo, ou &agrave;s diferentes presen&ccedil;as que ocupam um territ&oacute;rio a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas refer&ecirc;ncias, seus marcos e suas necessidades. &Eacute; tamb&eacute;m uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a comp&otilde;em, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. &nbsp;&nbsp;</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  &Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e social que a presente obra aborda resultados frut&iacute;feros e desafiadores no processo de inclus&atilde;o dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA ou altas habilidades, assim como, na educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica e no ensino de ci&ecirc;ncias, na literatura, nas Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TICs, na educa&ccedil;&atilde;o formal e informal, na educa&ccedil;&atilde;o do campo e nas quest&otilde;es &eacute;tnicos-raciais e de g&ecirc;nero. Essas quest&otilde;es s&atilde;o discutidas perpassando pelos dois n&iacute;veis do sistema de ensino, do b&aacute;sica ao n&iacute;vel superior.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Enfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; I CINTEDI, realizado nas instala&ccedil;&otilde;es do Centro Integrado Acad&ecirc;mico, da Universidade Estadual da Para&iacute;ba, campus I, Campina Grande, Para&iacute;ba, Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa Leitura !<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  HUGO, Victor. Os Miser&aacute;veis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. S&atilde;o Paulo: Principis, 2020.&nbsp;<br />\r\n
                  VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n
                  WATIER, Patrick. Une introduction &agrave; la sociologie compr&eacute;hensive. Paris: Circ&eacute;, 2002.&nbsp;<br />\r\n
                  XIBERRAS, Martine. Les th&eacute;ories de l&rsquo;exclusion : pour une construction de l&rsquo;imaginaire de la d&eacute;viance. Paris: Armand Colin, 1998.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo<br />\r\n
                  Sandra Meza Fernandez
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n
                  Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n
                  Artur Torres de Ara&uacute;jo - UFTM<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n
                  Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n
                  Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n
                  Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n
                  Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Eliana Ver&oacute;nica Romo L&oacute;pez - Universidad Central De Chile<br />\r\n
                  Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n
                  Gl&oacute;ria Maria Leit&atilde;o de Souza Melo - UEPB<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n
                  J&eacute;ssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n
                  Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge de Sousa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n
                  J&uacute;lio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n
                  Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n
                  Karla Karina Abrantes R&ecirc;go - UEPB<br />\r\n
                  Katia Fabiana Pereira de Ata&iacute;de - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n
                  Klaus Schl&uuml;nzen Junior - Unesp<br />\r\n
                  Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n
                  Lenilda Cordeiro de Mac&ecirc;do - UEPB<br />\r\n
                  Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n
                  Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n
                  Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n
                  Livania Beltr&atilde;o Tavares - UEPB<br />\r\n
                  Luciana Maria de Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Maria Aparecida Marcelino Patr&iacute;cio - UEPB<br />\r\n
                  Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as de Lima - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Neves de Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Do Ros&aacute;rio Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n
                  Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n
                  Mariv&acirc;nia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n
                  Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n
                  Marta L&uacute;cia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n
                  Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n
                  M&ocirc;nica de F&aacute;tima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n
                  Rodolfo B&auml;chler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira &ndash; CEFET/RJ<br />\r\n
                  Rosely de Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Ruth Barbosa de Ara&uacute;jo Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes de Souza - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Vagda Gutemberg Gon&ccedil;alves Rocha - UEPB<br />\r\n
                  Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Virg&iacute;nia Eug&ecirc;nia da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Wanderl&eacute;ia Farias Santos - UFPB
                  """
                "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf"
                "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 67
                "edicao_id" => 151
                "codigo" => "978-65-86901-17-7"
                "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg"
                "titulo" => "E-book IV CINTEDI"
                "prefacio" => """
                  Apresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; &eacute; uma miss&atilde;o honrosa: &eacute; comentar das 86 fecundas discuss&otilde;es que ele nos proporciona. Discuss&otilde;es realizadas por educadores e discentes de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, ou seja, pesquisadores inquietos com as quest&otilde;es educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imagin&aacute;rio das sociedades p&oacute;s-modernas. Essas quest&otilde;es alicer&ccedil;am barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclus&atilde;o escolar e, consequentemente social dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, dos afrodescendentes, dos povos origin&aacute;rios, imigrantes, refugiados e do g&ecirc;nero feminino, mas, n&atilde;o estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades p&oacute;s-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitet&ocirc;nicas e atitudinais, discutir pr&aacute;xis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem defici&ecirc;ncia. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclus&atilde;o, mas, tamb&eacute;m, traz para a mesa de discuss&atilde;o, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreens&atilde;o, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualit&aacute;ria. Como diz Watier (2002) se os homens n&atilde;o se compreendessem e n&atilde;o compreendessem as institui&ccedil;&otilde;es em que vivem, a sociedade n&atilde;o seria poss&iacute;vel. &nbsp;&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Constru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em rela&ccedil;&atilde;o ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades p&oacute;s-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que est&atilde;o sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relic&aacute;rio e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos franc&ecirc;s, Victor Hugo (2020) &ldquo;nunca devemos ter medo de ladr&otilde;es ou assassinos. S&atilde;o perigos externos e os menores que existem. Temamos a n&oacute;s mesmos. Os preconceitos &eacute; que s&atilde;o os ladr&otilde;es; os v&iacute;cios &eacute; que s&atilde;o os assassinos&rdquo; (p.179).&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Discutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\n
                  <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes no seu solo, ou &agrave;s diferentes presen&ccedil;as que ocupam um territ&oacute;rio a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas refer&ecirc;ncias, seus marcos e suas necessidades. &Eacute; tamb&eacute;m uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a comp&otilde;em, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. &nbsp;&nbsp;</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  &Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e social que a presente obra aborda resultados frut&iacute;feros e desafiadores no processo de inclus&atilde;o dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA ou altas habilidades, assim como, na educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica e no ensino de ci&ecirc;ncias, na literatura, nas Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TICs, na educa&ccedil;&atilde;o formal e informal, na educa&ccedil;&atilde;o do campo e nas quest&otilde;es &eacute;tnicos-raciais e de g&ecirc;nero. Essas quest&otilde;es s&atilde;o discutidas perpassando pelos dois n&iacute;veis do sistema de ensino, do b&aacute;sica ao n&iacute;vel superior.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Enfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; I CINTEDI, realizado nas instala&ccedil;&otilde;es do Centro Integrado Acad&ecirc;mico, da Universidade Estadual da Para&iacute;ba, campus I, Campina Grande, Para&iacute;ba, Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa Leitura !<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  HUGO, Victor. Os Miser&aacute;veis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. S&atilde;o Paulo: Principis, 2020.&nbsp;<br />\r\n
                  VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\n
                  WATIER, Patrick. Une introduction &agrave; la sociologie compr&eacute;hensive. Paris: Circ&eacute;, 2002.&nbsp;<br />\r\n
                  XIBERRAS, Martine. Les th&eacute;ories de l&rsquo;exclusion : pour une construction de l&rsquo;imaginaire de la d&eacute;viance. Paris: Armand Colin, 1998.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo<br />\r\n
                  Sandra Meza Fernandez
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n
                  Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n
                  Artur Torres de Ara&uacute;jo - UFTM<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n
                  Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n
                  Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n
                  Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n
                  Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Eliana Ver&oacute;nica Romo L&oacute;pez - Universidad Central De Chile<br />\r\n
                  Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n
                  Gl&oacute;ria Maria Leit&atilde;o de Souza Melo - UEPB<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n
                  J&eacute;ssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n
                  Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jorge de Sousa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n
                  J&uacute;lio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n
                  Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n
                  Karla Karina Abrantes R&ecirc;go - UEPB<br />\r\n
                  Katia Fabiana Pereira de Ata&iacute;de - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n
                  Klaus Schl&uuml;nzen Junior - Unesp<br />\r\n
                  Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n
                  Lenilda Cordeiro de Mac&ecirc;do - UEPB<br />\r\n
                  Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n
                  Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n
                  Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n
                  Livania Beltr&atilde;o Tavares - UEPB<br />\r\n
                  Luciana Maria de Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Maria Aparecida Marcelino Patr&iacute;cio - UEPB<br />\r\n
                  Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as de Lima - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Neves de Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Do Ros&aacute;rio Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n
                  Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n
                  Mariv&acirc;nia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n
                  Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n
                  Marta L&uacute;cia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n
                  Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n
                  M&ocirc;nica de F&aacute;tima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n
                  Rodolfo B&auml;chler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira &ndash; CEFET/RJ<br />\r\n
                  Rosely de Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Ruth Barbosa de Ara&uacute;jo Ribeiro - UEPB<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes de Souza - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UEPB<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Vagda Gutemberg Gon&ccedil;alves Rocha - UEPB<br />\r\n
                  Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Virg&iacute;nia Eug&ecirc;nia da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Wanderl&eacute;ia Farias Santos - UFPB
                  """
                "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf"
                "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-12-17 10:07:14"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de dezembro de 2020

Resumo

A PROPOSTA DO PRESENTE ARTIGO É ANALISAR A LINGUAGEM VISUAL E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÕES A BUSCA DE METODOLOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS INCLUSOS NO ENSINO REGULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA INSTITUIÇÃO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SORRISO (CMEBSORRISO), COMO TAMBÉM,NASALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE).O MÉTODO PREDOMINANTE DESTA PESQUISA FOI O DESCRITIVO, CUJA A FINALIDADE É ANALISAR O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS,ATRAVÉS DE UM ESTUDO APROFUNDADO NA NEUROEDUCAÇÃO, PARTINDO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. A EXPERIÊNCIA AQUI RELATADA MOSTRA, PORTANTO, A REAL NECESSIDADE DE SE APROFUNDAR EM MÉTODOS DE TRABALHOS NOS QUAIS O USO DA LINGUAGEM VISUAL ESTEJA MAIS PRESENTE NA ESCOLA, COMO EXPECTADOR PASSIVO E COMO PERSONAGEM IMPORTANTE NESSE PROCESSO. ANALISOU-SE QUE A ESCOLA ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL COM ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DE FORMA MAIS AUTÔNOMA, SENDO IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PRESENTE ESTUDO NÃO PRETENDEU CONFIRMAR NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO DA LINGUAGEM VISUAL, MAS MOSTRAR QUE ESSAS ATIVIDADES PODEM SER FEITAS SOB DIVERSOS PONTOS DE VISTA, DEPENDENDO DOS OBJETIVOS QUE O PROFESSOR QUISER ATINGIR EM SUAS AULAS, COMO TAMBÉM,DENTRO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. APESAR DESSAS CONSTATAÇÕES,É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM ALCANÇADOS, POIS NO DECORRER DO PROCESSO HOUVE UMA EVOLUÇÃO QUE ACONTECEU GRADATIVAMENTE, ONDE AOS POUCOS OS ALUNOS FORAM SE FAMILIARIZANDO COM AS ATIVIDADES APLICADAS EM SALA, PASSANDO A VÊ-LAS NÃO SÓ COMO MERAS BRINCADEIRAS, MAS COMO FONTE DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.