RESUMO
O ARTIGO APRESENTA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO EM GERAL, ABORDANDO GRUPOS EXCLUÍDOS, A EXEMPLO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO HOSPITALAR E ESPAÇOS EDUCATIVOS DE OUTROS GRUPOS MARGINALIZADOS DOS AMBIENTES SOCIAIS E ESCOLARES. REALIZA ANÁLISE DO CAMPO EDUCATIVO E DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE SOB OS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS. ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE AUTOBIOGRAFIAS DOCENTES PROBLEMATIZA O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO CAMPO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E LIBERTÁRIA, TANTO PARA DOCENTES QUANTO PARA DISCENTES, ENTENDENDO QUE A RELAÇÃO DIALÓGICA É PONTE PARA FORMAR CONEXÕES ENTRE PESSOAS E A ARTE É DIMENSÃO FORMADORA E HUMANIZANTE PELO SEU CARÁTER ESTÉTICO, ÉTICO, OBJETIVO E SUBJETIVO, CRÍTICO E DE SENSIBILIZAÇÃO. EM SEUS RESULTADOS ARGUMENTA DA NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO SER CONCEBIDA ENQUANTO ATO POLÍTICO E ÉTICO DE RESGATE DOS DIREITOS HUMANOS, SOB COMPREENSÃO DE QUE A INCLUSÃO SOCIAL, ESCOLAR E DIGITAL ESTÃO INTERLIGADAS E CONCEDEM MAIOR OU MENOR POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE, PARTICIPAÇÃO QUE TEM DE SER LEGITIMADA NO GRUPO PARA OFERECER POTENCIAL DE AGÊNCIA REAL AOS SUJEITOS.