O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “PROCESSO DE GESTÃO PEDAGÓGICA E A INCLUSÃO DA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA-AM.” PROPÕE ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA QUE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TEM EM UMA ESCOLA, ESPECIFICAMENTE NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZA MENDES, CAMPO DE INVESTIGAÇÃO, QUE NOS TROUXE UM PARÂMETRO DA LINHA DE PESQUISA INVESTIGADA, E NOS PERMITIU CHEGAR A RESPOSTAS PARA OS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) É PEÇA FUNDAMENTAL NO PLANEJAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM SEUS VÁRIOS NÍVEIS E MODALIDADES. É ONDE A ESCOLA IDEALIZA QUAIS SUAS METAS E OBJETIVOS E QUAIS OS POSSÍVEIS CAMINHOS PARA ATINGI-LOS, É UM INSTRUMENTO QUE TENDE AJUDAR A ENCARAR OS DESAFIOS DO DIA A DIA DA ESCOLA DE UMA FORMA SISTEMATIZADA, CONSCIENTE, CIENTÍFICA E PARTICIPATIVA. PARA SER LEGÍTIMO, O PPP NECESSITA TER A PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE EDUCACIONAL, ESPONTANEAMENTE OU POR REPRESENTATIVIDADE TAMBÉM AUTÊNTICA E DEMOCRÁTICA. IMPRESCINDÍVEL É QUE À FRENTE DE SUA CONSTITUIÇÃO ESTEJA A DIREÇÃO ESCOLAR, DESEMPENHANDO SEU COMANDO NO CONJUNTO, MOVIMENTANDO E ESTIMULANDO TODOS À PARTICIPAÇÃO, COMPARTILHANDO E ORIENTANDO. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PPP PARA O PROCESSO DE GESTÃO NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZA MENDES NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA – AM. ESTA INVESTIGAÇÃO UTILIZOU-SE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA COMPOSIÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, A PESQUISA DE CAMPO, A PESQUISA DESCRITIVA E A PESQUISA QUALITATIVA.