A EDUCAÇÃO ESCOLAR É UM DIREITO DE TODOS OS SERES HUMANOS, PORÉM AO LONGO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PODEM APRESENTAR PECULIARIDADES. E NESSE MOMENTO DE PANDEMIA MUNDIAL, DEVIDO À MEDIDA PREVENTIVA E A EXPANSÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) OS ALUNOS SE ENCONTRAM EM QUARENTENA E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS TOMAM NOVOS RUMOS PARA QUE OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO ESPECIAL, PARA QUE CONTINUEM CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, VIA PLATAFORMAS DE ENSINO. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI COLETAR INFORMAÇÕES DE FAMILIARES E DISCUTIR COMO OS PROFESSORES ESTÃO DANDO CONTA DA TAREFA DE ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA. NO REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO NA PESQUISA DESTACARAM-SE OS ESTUDOS DE SASSAKI (1997), TORI (2017), SANTOS (2020) E OS DOCUMENTOS LEGAIS QUE VERSAM SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO ESPECIAL E DESTACAR AS MEDIDAS LEGAIS EMERGENCIAIS PARA ATENDER A TODAS AS CRIANÇAS NO BRASIL. CONSIDERA-SE QUE A PARTIR DESTE TRABALHO SURJAM MAIS ESTUDOS QUE, REPENSANDO AS DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO NESTE MOMENTO INDICARÃO A RELEVÂNCIA DO PROFISSIONAL ESPECIALIZADO PARA DAR CONTA DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. CONSIDERA-SE QUE NO BRASIL NÃO FOI EXPERIÊNCIADA PELA FAMÍLIA E OS RESULTADOS APONTAM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS OCORRE DE MANEIRA EXAUSTIVA CAUSANDO UMA PRODUÇÃO DE ESTRESSE MENTAL TANTO ENTRE AS CRIANÇAS, QUANTO ENTRE OS FAMILIARES.