A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL É UMA PRÁTICA DETERMINANTE PARA UMA FORMAÇÃO MAIS PRÓXIMA DA REALIDADE PROFISSIONAL. OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ADQUIRIDOS NAS DIFERENTES DISCIPLINAS DA MATRIZ CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DEVEM AUXILIAR O PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA SUA PRÁTICA DOCENTE. O OBJETIVO DESSA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORTE DO PARANÁ PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. A PESQUISA SE CARACTERIZOU COMO UM ESTUDO DO TIPO DESCRITIVO, TEVE A PARTICIPAÇÃO DE 53 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NA PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO E FORAM ANALISADOS UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS MOSTRAM COMO PONTO POSITIVO A CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, APONTANDO METODOLOGIAS DE ENSINO E O CONHECIMENTO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES QUE APRESENTAM ALGUMA NECESSIDADE ESPECIAL. COMO PONTOS NEGATIVOS FOI APONTADO QUE A CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS FOI INSUFICIENTE EM RELAÇÃO A DEMANDA DE CONHECIMENTOS A SEREM APROPRIADOS AO LONGO DA FORMAÇÃO E A FALTA DE CONTEÚDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS DEMAIS DISCIPLINAS. CONCLUIU QUE O ESTÁGIO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL É EXTREMAMENTE IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E QUE AS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR DEVEM CONTEMPLAR SABERES SOBRE ESTA ÁREA AO LONGO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO.