A GESTÃO ESCOLAR PARA A INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA É UM DESAFIO EM CONSTRUÇÃO. ESTE ESTUDO TRATA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESSA MODALIDADE DE ENSINO TEM OCUPADO ESPAÇO DE DESTAQUE NA AGENDA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA AMÉRICA LATINA DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E TRAZ EM SEU BOJO A PROBLEMÁTICA DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO SOCIAL DA ATUALIDADE, QUE ESTÁ A EXIGIR O CRESCIMENTO DE ESCOLAS INCLUSIVAS PARA TODOS. NESTE TEXTO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PERGUNTAMOS SOBRE O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR VOLTADO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR DO ESTADO DO CEARÁ, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO COM PRINCÍPIOS DA ETNOGRAFIA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO TÉCNICA DE TRATAMENTO DESSES DADOS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROCESSOS DE MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE FÍSICA, ATITUDINAL E COMUNICACIONAL NAS ESCOLAS PESQUISADAS SÃO TÍMIDOS E QUE OS GESTORES DESSAS ESCOLAS VIVEM UM MOMENTO MARCADO POR INTENSO PROCESSO DE TRANSIÇÃO, QUE ESTÁ A EXIGIR A SUPERAÇÃO DE MUITOS DESAFIOS.