Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VALORIZANDO A IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA

Palavra-chaves: IGUALDADE RACIAL, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, , Artigo Completo AT 08: Educação Inclusiva e a Temática Etnicorracial
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA MARIA DUTRA, NO MUNICÍPIO DE DUAS ESTRADAS-PB. NESTA PESQUISA, VERIFICAMOS QUAIS ATITUDES DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL SERIAM ENCONTRADAS NA REFERIDA ESCOLA E TAMBÉM BUSCAMOS LANÇAR PROPOSITURA QUE AJUDASSEM A DIMINUIR ATITUDES PRECONCEITUOSAS EM RELAÇÃO AOS ALUNOS E ALUNAS NEGROS E NEGRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI A PESQUISA EXPLORATÓRIA, COM CLASSIFICAÇÃO EMPÍRICA E ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJAS CARACTERÍSTICAS SERÃO EXPOSTAS NO ARTIGO EM SUA VERSÃO COMPLETA. NESTE ARTIGO, ABORDAMOS AS LEIS QUE FAVORECEM O RESPEITO AS DIVERSIDADES RACIAIS A EXEMPLO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI DE DIRETRIZES E BASES PARA A EDUCAÇÃO – LDB, ALÉM DE ORIENTAÇÕES COMO AS ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 E COMPARAMOS COM A REALIDADE ESCOLAR, PARA REFLETIR SE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PREVALECE O QUE AS ORIENTAÇÕES LEGAIS DETERMINAM. VIMOS TAMBÉM NESTE ARTIGO QUE DENTRO DA PROPOSITURA DISCUTIMOS O CONCEITO DE PLURALIDADE CULTURAL E A SUA DEFINIÇÃO, PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, ALÉM DISTO, RESSALTAMOS TAMBÉM QUE SÃO CONSTANTES AS DIFERENÇAS RELACIONADAS A DIVERSIDADE RACIAL E CULTURAL, ESTAS PODEM SER FACILMENTE VERIFICADAS NO AMBIENTE ESCOLAR, ASSIM COMO PRECONCEITOS, PODEM SER IDENTIFICADOS ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, CONVERSAS, ATITUDES E OUTROS ASPECTOS INSERIDOS NO CURRÍCULO OCULTO ESCOLAR. POR FIM, APRESENTAMOS OS RESULTADOS OBTIDOS E A DISCUSSÃO ACERCA DA REALIDADE ENCONTRADA NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A VALORIZAÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA, SE ESSA VALORIZAÇÃO OCORRE DE FATO OU SE TRATA-SE DE DISCURSOS REPRODUZIDOS.

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