Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O MANUAL PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL A CONFECÇÃO DE UM MANUAL PEDAGÓGICO QUE CORROBORE OS TRABALHOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL), CAMPUS PIRANHAS. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL. A AVALIAÇÃO DESTACOU QUE O MANUAL É UM INSTRUMENTO ORIENTADOR E DE SUBSTANCIAL IMPORTÂNCIA PARA VISIBILIDADE E VALORIZAÇÃO DO NAPNE, E QUE REITERA O COMPROMISSO EDUCATIVO, HUMANO E SOCIAL DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE TRANSFORMAÇÃO DE REALIDADES EXCLUDENTES. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS QUE O MANUAL SUPRACITADO FOI ACEITO E BEM VISTO PARA A PROPAGAÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO COMO PRIORIDADE DENTRO DO IFAL, SENDO DE SUMA RELEVÂNCIA PARA DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PARADIGMAS INCLUSIVOS.

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