O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM REFLETIR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DA EDUCA??O A DIST?NCIA DESENVOLVIDO POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. FOI REALIZADA REVIS?O DA LITERATURA E AN?LISE DOCUMENTAL. CONCLUI-SE QUE A EDUCA??O A DIST?NCIA UTILIZA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E DA COMUNICA??O, CRIANDO UMA CULTURA DE APRENDIZAGEM QUE DEMANDA DIFERENTES SABERES E HABILIDADES PARA LIDAR COM AS INTERFACES DE COMUNICA??O PRESENTES NA MODALIDADE. AO PROFESSOR, CABE O PAPEL DE DIRECIONAR OS CAMINHOS A SEREM TRILHADOS DESENVOLVENDO PR?TICAS QUE OBJETIVAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O ALUNO PODER? OBTER CONHECIMENTO NA EDUCA??O A DIST?NCIA COMO SE ESTIVESSE EM UM CURSO PRESENCIAL. AFINAL, O QUE SE BUSCA ? UMA EDUCA??O QUE, INDEPENDENTE DE COMO ESTEJA SENDO DESENVOLVIDA, SEJA SEM DIST?NCIA E OPORTUNIZE A CONSOLIDA??O DOS SABERES.